A KYB passou a disponibilizar no aftermarket, para já de forma exclusiva, a suspensão de batentes hidráulicos duplos, vista até agora no Citroën C5 Aircross como equipamento original.
Numa altura em que a suspensão ativa se está a tornar uma realidade nos automóveis de passageiros e as soluções semiativas estão presentes em mais segmentos do que nunca, uma colaboração entre a KYB e a Citroën introduziu um novo conceito de suspensão baseado em amortecedores passivos, mas capazes de se aproximar do elevado desempenho dos sistemas semiativos com custos significativamente mais competitivos.
Foi desenvolvido e aplicado como equipamento original ao Citroën C5 Aircross, que foi lançado em 2017. O veículo foi nomeado para o Prémio Carro do Ano 2019 e ganhou o Prémio Conforto CarWow 2019. A KYB recebeu também um prémio de Supplier Excellence da PSA, na sequência deste desenvolvimento muito bem sucedido.
Até agora, esta tecnologia só foi instalada em veículos fabricados novos. Contudo, em 2022 estará disponível como peças de mercado pós-venda da KYB Europe, com os números de peça 3348095 e 3448033. A KYB é a única empresa a disponibilizar estas peças para o mercado pós-venda. Atualmente, existem mais de 150.000 C5 Aircross nas estradas europeias equipados com batentes hidráulicos duplos.
Com esta tecnologia, o curso total dos amortecedores pode ser dividido em três partes diferenciadas para as quais o amortecedor irá proporcionar caraterísticas diferentes. A primeira parte corresponde à posição em torno do centro do curso. Nesta área de trabalho, a válvula convencional no pistão e a válvula de base fornecem as forças de amortecimento.
A segunda e terceira parte correspondem às posições próximas do fim do ressalto e dos cursos de compressão, sendo a compressão hidráulica e os batentes de ressalto responsáveis por proporcionar absorção da energia adicional.
Esta divisão permite que as válvulas principais dos amortecedores se centrem no conforto e que os dois batentes hidráulicos assumam a responsabilidade quando se verificam situações mais exigentes, aumentando assim tanto o conforto como o desempenho de condução. Para que isto seja conseguido de forma eficaz, tanto o ressalto como os batentes de compressão têm de ser capazes de proporcionar a absorção de energia suficiente e de ter uma resposta muito flexível.
Esta tecnologia patenteada proporciona um nível de conforto sem precedentes e o que a PSA descreve como um “efeito de tapete voador”, visto que o carro parece voar sobre as lombas e buracos da estrada.
Jordan Day, Diretor de Marketing da KYB Europe Aftermarket, explica que “ter esta tecnologia disponível para o mercado pós-venda é um interessante complemento à nossa gama existente e permitirá aos motoristas continuar a desfrutar do premiado conforto que estes amortecedores proporcionam. É outro grande exemplo de como a KYB está na vanguarda da investigação e desenvolvimento no que diz respeito à suspensão de OE”.