Ver todas

Back

Renault Trucks anuncia “fábrica” de peças usadas

2 Setembro, 2022

A Renault Trucks anunciou que terá instalações dedicadas a desmontar e recuperar peças de camiões usadas.

Para reduzir a utilização de recursos naturais e o impacto ambiental dos seus camiões, a Renault Trucks está a tomar medidas para fazer a transição das suas operações industriais para uma abordagem de economia circular. A “Fábrica” de Peças Usadas da Renault Trucks estará localizada em Vénissieux, França, e aqui os camiões da marca serão desmantelados e as suas peças reutilizadas. Nos últimos cinco anos, a Renault Trucks investiu na economia circular, aplicando uma abordagem em três vertentes que consiste na regeneração, reequipamento e reciclagem de camiões usados.

Os operadores retirarão os componentes previamente identificados como adequados para reutilização (motor, caixa de velocidades, cabine, depósito de combustível, pára-choques, deflectores, etc.). Uma vez removidas as peças destinadas a reutilização, os outros componentes serão reciclados. Os carris, por exemplo, serão cortados e depois enviados para a fundição próxima. O metal extraído das peças será utilizado para fabricar um veículo novo. Os componentes destinados a reutilização serão então verificados, limpos e rotulados para fins de listagem e rastreabilidade. Estas peças usadas serão então enviadas para a loja de peças próxima da Renault Trucks, tal como as peças novas.

Esta iniciativa foi apoiada por um estudo preliminar de viabilidade realizado em 2020 pela Renault Trucks em conjunto com a especialista Indra Automobile Recycling e a ADEME, a Agência Francesa de Gestão Ambiental e Energética.

PALAVRAS-CHAVE