A Axxès e Continental anunciaram o primeiro serviço de portagens para frotas feito através do tacógrafo, que já não depende de OBU.
O fornecedor de serviços de portagens Axxès e a empresa de tecnologia Continental anunciaram um acordo de cooperação sobre serviços de portagens para frotas de veículos pesados que já não depende de unidades de bordo (OBUs) para a cobrança electrónica de portagens. Para tornar isto possível, os dados disponíveis na próxima versão do tacógrafo inteligente da Continental, VDO DTCO 4.1, serão utilizados e transferidos para a nuvem Axxès através da plataforma Continental Road Usage Service.
Para assegurar a ligação em nuvem das frotas dos clientes, a Axxès utiliza o dispositivo inteligente VDO Link da Continental, que se liga ao tacógrafo e, graças à sua configuração, oferece também benefícios aos serviços SEEP (Serviço Electrónico Europeu de Portagens) e ao portfólio Axxès VAS. O papel de cada empresa nesta parceria está claramente definido, com a Continental a fornecer a tecnologia necessária e a Axxès a concentrar-se na prestação de um melhor serviço às empresas de transporte e aos seus clientes.
O pacote de mobilidade europeu implica que os veículos que efectuam transportes internacionais têm de ser equipados com novos tacógrafos inteligentes de segunda geração. O prazo para tal é 2025.