Num novo vídeo, os Parts Specialists, da Diesel Tecnhic, explicam de quem forma deve ser feita a substituição do sensor de NOx.
Durante o vídeo, os Parts Specialists, Kevin e Lars não apenas cuidam da substituição do sensor de NOx com defeito, mas também dão dicas úteis sobre como evitar falhas na vida cotidiana da oficina e explicam a função do sensor. Começa-se pela inspeção principal, que inclui o teste de emissões de escape, que é devido no veículo dos Parts Specialists. Durante os testes de emissões, os valores são determinados a partir da unidade de controle por meio de um testador conectado. Quando a luz de controle de emissões do veículo pisca, os profissionais da oficina fazem um diagnóstico, que mostra o erro “sensor de óxido de nitrogênio”. Segundo Lars, isso indica que a comunicação não está bem e que o sensor de NOx está afetado.
Na primeira etapa, os Parts Specialists verificam o conector, que não apresenta nenhum defeito evidente, como oxidação. A seguir, Lars verifica os PINs do sensor de NOx, que também parecem perfeitos. Como o cabo também não apresenta atrito ou outros danos, a dupla decide remover o sensor para examiná-lo mais de perto em busca de possíveis causas de falha. Enquanto Kevin cuida do sensor, Lars mede o cabo com o multímetro. Para isso, é necessário o esquema elétrico – a menos que se trate de um veículo mais novo. Neste caso, a pessoa é parcialmente guiada pelo teste. Para a medição, conecta-se um PIN à unidade de controle, e o outro PIN ao cabo. Assim, você poderá verificar se o chicote elétrico está com defeito e, portanto, causando problemas de comunicação. Como o sensor é controlado pelo barramento CAN, as duas linhas CAN também devem ser medidas.
Lars e Kevin têm uma dica importante sobre o software das unidades de controle. Ele tem que estar sempre atualizado. Em alguns casos, o sensor também deve ser substituído ao mesmo tempo e um número de artigo diferente instalado. Como o sensor e os cabos para a unidade de controle estão em boas condições do lado de fora, os profissionais da oficina suspeitam que a falha esteja dentro do sensor de NOx e então voltam sua atenção para um novo modelo.
Veja o vídeo: