A solução Michelin Connected Mobility, com a qual a Michelin pretende ajudar as frotas a operarem de forma mais segura, eficiente e sustentável já está disponível para Portugal e Espanha.
Com alertas em direto e planos de manutenção preventiva dos pneus, visibilidade dos trajetos em curso e localização dos seus veículos em tempo real, gestão de motoristas e de ativos, e também com rede de prestadores de serviços, a Michelin pretende fornecer aos seus clientes uma combinação de soluções de frotas conectadas, gestão de pneus, algoritmos e tecnologias de desenvolvimento próprio.
O histórico saber fazer da Michelin foi enriquecido, e traduzido numa nova área de especialização: a análise e interpretação dos dados provenientes de objetos conectados. Agora, a Michelin oferece às frotas informação personalizada e relevante, graças a uma combinação de algoritmos, sensores (TPMS) e tecnologia de diagnóstico automático do desgaste (Michelin Quickscan) patenteados.
Com estas tecnologias, o desgaste dos pneus é controlado, simplesmente, circulando sobre uma plataforma especial na própria base da frota. O sistema de algoritmos da Michelin examina a profundidade restante no rasto de cada pneu, e prevê quando necessitará de manutenção.
Graças a uma nova solução de manutenção e alerta preditivos, os gestores de frotas, e os fornecedores de serviços, recebem uma notificação no caso de ser produzida uma leitura crítica de pressão, de temperatura ou de desgaste, assim como um aviso quando chegado o momento de intervir nos pneus que estão desgastados, ou necessitam de um reajuste de pressão.
A nova solução de manutenção preditiva também comprova o estado dos pneus da frota enquanto esta circula, detetando os pneus com pressões incorretas que são prejudiciais para o consumo de combustível do veículo, e adverte acerca daqueles que apresentam perdas contínuas de pressão.
De acordo com a Michelin, esta oferta global permite às frotas melhorarem a eficácia, a produtividade, e a segurança, e reduzir o impacto ambiental:
- melhora a segurança dos motoristas e das mercadorias, com uma redução substancial das incidências relacionadas com os pneus de até 80%;
- a performance e a resistência ao rolamento dos pneus podem melhorar associando-se a medição da pressão e do desgaste em tempo real às operações de manutenção programadas. Em consequência, é possível reduzir o consumo de combustível e o impacto ambiental em até 12%;
- reduz-se o tempo de manutenção, e melhora-se a planificação das imobilizações para inspeções e operações nos pneus;
- evitam-se as trocas desnecessárias de pneu, e reduzem-se significativamente os custos.