Ver todas

Back

PDAcademia: Um exemplo de formação a seguir

9 Agosto, 2023

A falta de profissionais no setor da reparação automóvel não se combate com palavras, mas sim com actos. O melhor exemplo disso é a recém inaugurada PDAcademia, fruto de uma parceria entre a PDAuto e Associação Empresarial de Braga.

A revista PÓS-VENDA tem sido pioneira e tem estado ativamente empenhada na divulgação de tudo o que se faz ao nível da formação profissional para o setor da reparação automóvel. Já publicamos artigos de quase três dezenas de instituições de formação públicas e privadas, de norte a sul de Portugal, revelando toda a sua oferta formativa.

Conhecendo o enorme dinamismo da PDAuto, gerida por Paulo Silva, que representa o que deve ser um moderno retalhista de peças na atualidade, estivemos presentes na apresentação da PDAcademia, um projeto de certa forma inovador, pelas suas caraterísticas, que associa empresas privadas do setor pós-venda, a instituições públicas, tendo todas por objetivo dinamizar a formação profissional ao nível da reparação automóvel e com isso dinamizar o tecido empresarial (no setor automóvel), neste caso na região de Braga.

Atualidade
Este evento de inauguração da PDAcademia contou com a presença dos responsáveis de diversas entidades públicas, com destaque para o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e de todos os parceiros privados do projeto (Redeinnov, Kroftools, febi, Gulf, Bendix, Schaeffler e Meat Doria) que prontamente se associaram ao mesmo, quer patrocinando, quer cedendo peças, equipamentos, acessórios ou merchandising e, também conhecimento.

O projeto
No âmbito das suas competências a Associação Empresarial de Braga (AEB), há cerca de uma década que dinamizava o curso de Técnico de Mecatrónica Automóvel, tendo durante este período colocado ao dispor dos seus associados mais de 120 profissionais formados e prontos para integrar o mercado de trabalho. Porém, as condições técnicas e operacionais não eram as ideais (mesmo que grande parte deste curso fosse em ambiente oficinal), pelo que uma conjugação de esforços com a PDAuto, também ela muito focado na formação profissional dos mecânicos de automóveis, foi possível avançar para o projeto PDAcademia.

Num protocolo válido por 3 anos entre PDAuto e a AEB, o projeto PDAcademia tem como objetivo a formação profissionalizante na área da mecânica funcionando como plataforma entre formandos, oficinas e marcas\fornecedores de especialidade.

Neste espaço de formação, são ministrados cursos (de 3 anos, inicia uma nova turma em cada ano) para jovens com idade inferior a 25 anos, que pretendem concluir o 12º ano de escolaridade. Esta plataforma de cooperação permite aproximar alunos do mercado de trabalho e vice-versa para além de complementar a oferta curricular com formações técnicas das marcas envolvidas.

Por outro lado, permite à PDAuto disponibilizar um espaço devidamente equipado para a formação de profissionais da área que assim e no mesmo espaço podem receber formações teóricas e práticas.

A PDAcademia possui um espaço com 180 m2 equipado com sala de formação e oficina com diversas valências: Videoprojector, Elevadores, Viatura, Máquina de diagnóstico, Osciloscópio, Videoscópio, Multímetro, Máquina de substituição de ATF, Máquina de carregamento de A.C., Compressor de ar, Carrinhos de ferramentas, Bancadas de trabalho, Extrator de fumo e diversas ferramentas e equipamentos de apoio à atividade.

No momento da inauguração foi reforçado por todos os intervenientes a enorme mais-valia deste espaço de formação, que pretendem os mesmos seja alargada e dinamizado para outras áreas da reparação automóvel.

Rui Marques
Diretor-Geral da Associação Empresarial de Braga

“Há cerca de uma década que dinamizamos dentro da AEB, entre muitos outros cursos para outras áreas, o de técnico de mecatrónica automóvel. São cursos de 3 anos (regime dual), em que todos os anos se inicia uma nova turma, o que nos permite lançar no mercado de trabalho cerca de 20 jovens todos os anos. Algo que nos deixa muito satisfeitos é que a empregabilidade destes cursos é altíssima.

A diferença agora é que com a PDAcademia, apesar de os alunos desde o primeiro ano terem formação semanal também nas empresas, agora têm no centro de formação outras condições que antes não disponham, com uma oficina totalmente equipada, com todos os meios técnicos.
A PDAuto é muito mais que um parceiro que nos ajudou a montar esta academia. Vamos também aproveitar os conhecimentos que os parceiros técnicos podem fornecer, fazendo com eles o que chamamos de Masterclass, até porque isto reforça muito a motivação dos formandos e enriquece muito o seu curriculum formativo, criando-lhes o bom hábito de que a formação é ao longo da vida pois trata-se de um setor em que a evolução tecnológica é muito acelerada.

Sendo a PDAuto um parceiro que se relaciona todos os dias com as oficinas, esta Academia é também muito importante, pois não serve apenas para formar os futuros profissionais, mas também os profissionais que estão no ativo, podendo haver também aqui uma enorme partilha de conhecimentos. Penso que é uma parceria que tem excelentes condições para crescer no futuro”.

Paulo Silva, PDAuto
“É um projeto que tínhamos muita ambição de o fazer. Com a AEB apareceu a oportunidade de desenvolver uma academia de formação e, apesar de já fazermos as formações para os nossos clientes oficinais, sobretudo mecânicos, este mesmo centro de formação, totalmente equipado, no qual foram envolvidos alguns dos nossos parceiros, vai permitir à PDAuto desenvolver ainda mais as formações e novos projetos formativos que temos na calha. A nossa região carecia de um centro de formação com estas características, que é igual a qualquer oficina, pois existe uma enorme falta de profissionais no setor da reparação automóvel e, com este centro, pretendemos dar o nosso contributo para colmatar essa situação, mas também dotar os mecânicos com mais competências para serem cada vez mais melhores profissionais.

Perspetivamos que no futuro poderemos alargar o âmbito deste centro de formação para o setor da carroçaria, e o que hoje pode parecer grande dentro de três anos pode ser pequeno”.

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 87, de dezembro de 2022. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE