A Axalta Refinish anunciou que adicionou fórmulas de cores compatíveis com Radio Detection and Ranging às suas bases de dados globais online, ChromaWeb, Phoenix Cloud e Standowin iQ Cloud.
O objetivo desta adição é que as bases de dados estarem preparadas para os futuros requisitos de RADAR relacionados com a reparação de carros equipados com Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS).
“Algumas previsões estimam que o mercado de ADAS duplicará de uma valorização de 30,9 mil milhões de USD em 2022 para 65,1 mil milhões de USD em 2030 devido ao número de veículos que estão a ser equipados com algum tipo de ADAS. O equipamento de apoio de ADAS está frequentemente localizado por detrás de superfícies de plástico pintadas nos carros e pode ser uma grande preocupação para os negócios de repintura automóvel uma vez que as camadas de tinta podem influenciar diretamente o sinal emitido e recebido pelos sensores ADAS,” afirmou Gregor Doerdelmann, Manager de Colour Services do Negócio de Repintura da Axalta na Europa, Médio Oriente e África. Os sensores RADAR são especificamente sensíveis à espessura e à composição de camadas de tinta, causando potenciais interferências em sistemas de segurança importantes, incluindo deteção de peões, prevenção de colisões, controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, travagem de emergência automática e deteção de ângulo morto.
“Podemos identificar e testar cores que sabemos que interferirão nos sensores RADAR durante o processo de desenvolvimento de cores, tais como altas concentrações de flocos de alumínio. Para as cores em que a perda de transmissão de RADAR excede o limite definido pelo OEM, podemos desenvolver uma fórmula de cor compatível que corresponda a especificações,” declarou Gregor Doerdelmann. As fórmulas de cores compatíveis com RADAR, que estão relacionadas com as Fórmulas Otimizadas para RADAR na Cromax Pro,Spies Hecker Permahyd Hi-TEC e Standox Standoblue, garantirão reparações seguras de veículos equipados com sensores RADAR. As oficinas podem reconhecer facilmente essas fórmulas de cores compatíveis com RADAR graças a um ícone especial que identifica que as fórmulas passaram as especificações de RADAR dos OEM. Gregor Doerdelmann concluiu dizendo que, “Para a reparação de superfícies pintadas que cobrem os sensores RADAR, as oficinas de reparação devem escolher sempre as fórmulas de cores compatíveis com RADAR e cumprir rigorosamente as instruções de reparação dos OEM para garantir reparações seguras.”
Após a escolha da fórmula, também será apresentada uma mensagem que indica que é obrigatório cumprir as instruções de reparação do OEM para a reparação e testar o ADAS antes de o veículo ser posto novamente em circulação. Para mais informações, contacte o seu representante local da Axalta Refinish. Para mais informações sobre a Axalta Refinish, visite www.refinish.axalta.eu.