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Schaeffler inicia produção em série de sistema de direção das rodas traseiras

21 Setembro, 2023
O novo sistema mecatrónico de direção das rodas traseiras da Schaeffler já está a ser produzido em série
De acordo com a Schaeffler, este sistema proporciona uma melhoria da agilidade nas curvas e uma manobrabilidade urbana superior, ao novo SUV elétrico de uma fabricante automóvel mundial. Este é o primeiro sistema de direção de rodas traseiras do mundo com um redutor planetário de rolos baseado na engenharia mecânica de precisão da Schaeffler.
Ao incorporar a funcionalidade de direção no eixo traseiro, a nova tecnologia da Schaeffler melhora a direção no trânsito urbano, aumenta a estabilidade ao mudar de faixa e facilita o estacionamento do veículo. “A Schaeffler passou do fornecimento de componentes para sistemas de chassis para o fornecimento de sistemas completos de direção”, afirmou Matthias Zink, CEO Automotive Technologies da Schaeffler AG. “Nos últimos anos, adquirimos uma grande competência em sistemas de gestão, visto que os consideramos uma área de crescimento estratégico para o nosso negócio.” A chave para o novo sistema de direção das rodas traseiras da Schaeffler reside no redutor planetário de rolos, o primeiro do mundo baseado em engenharia mecânica de precisão desenvolvida pelas operações de tecnologia industrial internas da empresa. O resultado é um sistema altamente compacto, leve, com um funcionamento silencioso e otimizado para se integrar facilmente no veículo. O mercado recebeu com interesse este inovador sistema de direção; o primeiro cliente já o incorporou e vários outros fabricantes de veículos também se comprometeram a utilizá-lo nos seus automóveis. De facto, está prevista a entrada em produção de mais modelos de veículos equipados com este sistema de direção da Schaeffler antes do final de 2023 e também em 2024.

O sistema de direção das rodas traseiras da Schaeffler é composto por dois subsistemas. O primeiro e, chave do conjunto, é um sistema mecânico de precisão que integra um redutor planetário de rolos da divisão Industrial da empresa, especificamente adaptado para aplicações em automóveis. A segunda, é um bloco de alimentação, constituído pela unidade eletrónica, o motor elétrico e o software. A Schaeffler desenvolve o sistema completo e ocupa-se da sua integração nos veículos dos clientes.

O redutor planetário de rolos distingue o sistema Schaeffler dos sistemas de direção das rodas traseiras criados por outros fabricantes que, tradicionalmente, recorrem a acionamentos por fusos trapezoidais. Por conseguinte, o produto da Schaeffler não só satisfaz as rigorosas normas de segurança da Automotive Safety Integrity Level D (ASIL D de integridade da segurança automotiva), como também aumenta significativamente a eficiência, reduz a fricção e encurta os tempos de reação do sistema. Deste modo, a Schaeffler pode gerar um movimento do veículo preciso e seguro. Isto é particularmente vantajoso para os condutores de veículos elétricos, porque compensa os inconvenientes da distância entre eixos mais longa que a requerida pela posição habitual da bateria por baixo da carroçaria neste tipo de veículos. Uma distância mais longa entre eixos significa um raio de viragem maior e, por conseguinte, uma menor capacidade de manobra. O sistema de direção das rodas traseiras da Schaeffler soluciona este problema de várias formas. Em primeiro lugar, quando o veículo muda de faixa a velocidades mais altas, o sistema vira as rodas traseiras na mesma direção que as rodas dianteiras, aumentando assim a estabilidade, o controlo e a segurança.

Em segundo lugar, em curvas apertadas, o sistema melhora a agilidade do automóvel, rodando as rodas traseiras na direção contrária à das rodas dianteiras. Deste modo, cria-se uma redução virtual da distância entre eixos, permitindo ao condutor fazer a curva com facilidade. Do mesmo modo, o sistema também reduz o raio de viragem do veículo, facilitando as manobras, o estacionamento e a mudança de direção em espaços urbanos apertados. Por último, a tecnologia melhora a capacidade de intervenção ativa dos sistemas automáticos de assistência à mudança de faixa.

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