Filipe Perdiz, da BASF, faz um balanço do último ano, identifica as principais tendências que estão a moldar o setor e antecipa os desafios e oportunidades que irão marcar 2026.
Qual é o balanço da atividade da BASF Refinish Coatings em Portugal durante 2025?
2025 foi um ano intenso, com resultados bastante positivos para a BCSP. As mudanças internas pressionaram a equipa a ser mais focada e mais unida no objetivo de reforçar a nossa posição no mercado português. Diria que foi um ano em que alcançámos os nossos objetivos, impulsionados pelo crescimento do mercado e por um portefólio de clientes bem-sucedido, com desenvolvimentos muito relevantes. Internamente, foi também um ano de consolidação das equipas, com novas responsabilidades atribuídas em áreas estratégicas. Tivemos alguns marcos importantes ao longo do ano, destacando-se o lançamento das novas linhas de pintura — Série 100 e Agilis — como o mais impactante. Lançámos ainda novos produtos digitais, como novos equipamentos de leitura de cor, ferramentas de auditoria às instalações e métricas de gestão, bem como a nova plataforma de gestão da unidade de pintura, Refinity.
Qual foi o fator ou evento mais impactante no mercado de pós-venda em 2025, em Portugal?
As tendências mais influentes em 2025 foram: Eletrificação e sustentabilidade, com o crescimento contínuo dos veículos eletrificados, que está a transformar a procura na pós-venda e a exigir serviços cada vez mais especializados. Digitalização e robótica, que estão a transformar o negócio, tanto para distribuidores como para oficinas, melhorando a gestão, os processos e a qualidade, ao mesmo tempo que promovem maior sustentabilidade, ao adaptar a realidade do mercado laboral às novas exigências dos processos nas oficinas. Estas duas tendências estruturais estão a remodelar a oferta de serviços, os modelos de negócio e as estratégias de investimento no mercado português de pós-venda.
Que mudanças poderão marcar o mercado de pós-venda automóvel em 2026, face às transformações recentes?
A crescente penetração dos veículos elétricos continuará a transformar o mercado, substituindo os serviços de pós-venda convencionais por centros cada vez mais especializados em baterias, ADAS, sensores, entre outros. Como consequência, as oficinas terão de se adaptar a esta nova procura, garantindo a qualidade dos serviços prestados. Ao nível da robótica, sistemas de estimativa de danos, dosagem automática de tinta e aplicação robotizada de pintura começarão a entrar em funcionamento, alterando os processos atualmente conhecidos e abrindo um novo cenário de produtividade e sustentabilidade para o setor. Estamos a acompanhar de muito perto estes desenvolvimentos, contando com os melhores parceiros em Portugal, para garantir não só inovação, mas também um serviço local adequado e um projeto sólido em parceria com a BASF. No campo da sustentabilidade, a pressão regulatória e as preferências dos consumidores por opções mais sustentáveis estão a impulsionar novas soluções por parte dos fabricantes, bem como um maior enfoque em práticas mais ecológicas nas oficinas, como a utilização de tecnologias sustentáveis e a correta gestão de resíduos. Por outro lado, a consolidação e os novos formatos operacionais continuam a ganhar peso no mercado de pós-venda, com aquisições entre distribuidores, fornecedores e startups tecnológicas, visando a integração de capacidades de serviço, e-commerce e logística. Por fim, o setor continua a enfrentar uma escassez de mão de obra especializada. Torna-se, por isso, mais importante do que nunca apostar numa formação profissional de qualidade e na captação de novos talentos. Esta transformação tecnológica exige profissionais com novas competências, aumentando a procura por técnicos especializados na reparação de veículos com estes sistemas. As oficinas que investirem em formação ganharão, sem dúvida, uma vantagem competitiva.
Que investimentos e estratégias a empresa planeia implementar em 2026 e em que áreas?
Investimento na formação de jovens. Investimento na capacitação de responsáveis de oficina e profissionais de pintura (consultoria). Apoio aos clientes na otimização de processos, robotização e adequação das suas instalações. Novas instalações da BASF Coatings Services S.A. em Oeiras, a partir do final de 2025. Networking e organização de eventos para promover a interação entre clientes e potenciar sinergias.











