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“A indústria automóvel europeia enfrenta uma encruzilhada em 2025”, Matthias Zink, CLEPA

27 Janeiro, 2025

Matthias Zink, Presidente da CLEPA e CEO de Powertrain e Chassis na Schaeffler, divulgou a sua Mensagem de Ano Novo, onde destaca a importância de enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades em 2025.

A todos os nossos parceiros, um Feliz Ano Novo. Espero que tenham aproveitado as festas para recarregar energias e passar momentos de qualidade com os vossos entes queridos. Sem dúvida, 2024 foi um ano difícil. Enfrentámos uma concorrência global cada vez mais feroz, volumes reduzidos e uma procura fraca por veículos elétricos. Além disso, os custos energéticos dispararam, o acesso a matérias-primas manteve-se crítico e os investimentos em novas tecnologias não alcançaram os retornos esperados. Esta situação resultou em cortes históricos de postos de trabalho e empurrou muitos fornecedores para a margem da rentabilidade, enquanto lidavam com uma carga regulatória crescente. Apesar de ser uma “tempestade perfeita”, 2024 trouxe também oportunidades e um ímpeto positivo que podemos aproveitar em 2025.

Reflexão 2024

Ao completar o meu primeiro ano como Presidente da CLEPA, gostaria de destacar os avanços alcançados em várias áreas. Tive o privilégio de participar em assembleias de associações nacionais de fornecedores na Polónia, Suécia e Itália. Estes encontros proporcionaram-me valiosas perspetivas de mercado e um diálogo construtivo com os nossos parceiros.

No âmbito da CLEPA, tivemos a honra de receber membros e stakeholders nos nossos eventos anuais, como a Conferência do Pós-Venda e os Prémios de Inovação. Quero felicitar novamente os 12 Top Innovators que apresentaram ideias pioneiras em tecnologias verdes e digitais no setor de fornecimento automóvel. Este espírito de inovação é crucial para transformar o nosso setor.

Ao longo do ano, a nossa indústria despertou um interesse crescente por parte de decisores políticos e da comunicação social. Entrevistas com publicações de prestígio como Politico, Bloomberg, Automotive News Europe e Financial Times permitiram-me destacar a importância do nosso setor para a economia europeia, os seus desafios e realizações.

Os resultados dos nossos mais recentes estudos, Pulse Check e Data Digest, são claros: 65% das empresas estão a lutar para manter margens de lucro acima dos 5%, e mais de 54.000 empregos foram perdidos em 2024. Estas tendências terão impacto nos próximos dois a cinco anos, sublinhando a urgência de ação. Precisamos de políticas que protejam empregos e incentivem a transição tecnológica e a inovação, para que a UE não fique para trás.

2025

A indústria automóvel europeia enfrenta uma encruzilhada em 2025. Enquanto o setor atravessa uma transformação, é essencial criar condições de negócio atrativas e definir estratégias claras para atingir os nossos objetivos. Isto inclui regulamentações que incentivem todas as tecnologias, reduzam a dependência externa e acelerem as metas climáticas.

Contudo, a incerteza na política global apresenta novos desafios. A ameaça de tarifas por parte da administração norte-americana e as sanções comerciais da UE contra a China podem desencadear retaliações, aumentando as dificuldades no comércio internacional. Acreditamos que os acordos comerciais bilaterais são a solução para proteger todos os intervenientes, evitando um impacto negativo na competitividade europeia.

Apesar das adversidades, a CLEPA está mais forte e unida do que nunca nos seus 65 anos de existência. Isso dá-nos confiança para continuar a defender uma mobilidade mais inteligente, segura e sustentável para a União Europeia. O nosso compromisso é apoiar os stakeholders e garantir o crescimento da economia europeia, em benefício do mercado único e das suas pessoas.

Com votos de um ano produtivo e próspero,
Matthias Zink

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