Ver todas

Back

“A inovação é uma das chaves do sucesso neste sector”, João Casinhas, OSRAM

12 Fevereiro, 2020

João Casinhas, Head of Sales Automotive Aftermarket Portugal da OSRAM, faz o balanço da atividade da empresa em Portugal em 2019 e diz que em 2020 existem novos e importantes desafios resultantes da aquisição da RING.

Qual o balanço que fazem da vossa atividade em 2019?
Tendo em conta a atual situação do aftermarket, diriamos que 2019 correu bastante bem. Conseguimos aumentar a faturação em dois dígitos comparativamente ao ano anterior e alargar a nossa área de influência no mercado.

Este aumento deveu-se sobretudo a um acompanhamento mais próximo dos nossos parceiros e à aproximação ao 3º nível de distribuição, ouvindo e tentando adaptar as nossas campanhas e comunicação às necessidades do consumidor final.

Qual foi o facto mais marcante da vossa empresa em 2019?
A aquisição da empresa Inglesa e líder mercado no Reino Unido, RING Automotive. É claramente um sinal que a Osram quer alargar o seu portefólio e entrar noutros segmentos do aftermarket, aliando a sua inovação, fiabilidade e experiência ao know how da Ring no retail, que realiza um terço da sua faturação anual com novos produtos. A inovação no mercado, como se sabe, é uma das chaves do sucesso neste sector.

Outro marco, foi a feira Motortec em Madrid. Pela primeira vez, a OSRAM Portugal e a OSRAM Espanha juntaram-se numa aliança ibérica para participarem em conjunto com um único stand e duas equipas na Motortec 2019. Esta presença na feira foi um sucesso para ambas as empresas, que conseguiram reforçar e projetar a sua notoriedade de marca no mercado ibérico.

Quais são as perspetivas para 2020? Vai haver novos investimentos?
Pensamos que 2020 vai ser um ano de desafios positivos. Por um lado, a OSRAM continua o seu caminho para se transformar num parceiro líder na indústria fotónica de alta tecnologia e para explorar o potencial da luz visível e invisível para melhorar a vida dos consumidores. Por outro e em particular para a OSRAM Automotive a implementação de uma nova gama de produtos RING, denominados “beyond lighting”, que vão além dos produtos relacionados exclusivamente com a iluminação no mercado aftermarkt automóvel, farão com que a OSRAM Automotive deixe de estar apenas no mercado da iluminação e trará novas oportunidades.

PALAVRAS-CHAVE