Ver todas

Back

A mais completa EQUIP AUTO de sempre

12 Outubro, 2015

A edição deste ano do salão francês aposta em palestras, formações e demonstrações ao vivo.

[Leia este artigo até ao fim e descarregue o PDF]

Está quase a abrir portas a EQUIP AUTO 2015, a maior montra de peças e serviços do pós‐venda automóvel que decorre este ano na Europa. Mas um salão desta dimensão vive cada vez mais também das ações paralelas que organiza. Em paralelo às mesas redondas, conferências, e outros eventos do Palco TV, a EQUIP AUTO põe à disposição dos visitantes uma série de fóruns e ateliês de formação. Mario Fiems. diretor da Feira, explica, em entrevista, as novidades deste ano.

 

EquipAuto2

Quais os destaques da EQUIP AUTO para este ano?
O EQUIP AUTO 2015 reforça a estratégia de sucesso lançada em 2013, baseada em eventos e serviços pensados para aumentar os contactos e gerar negócio durante o salão entre compradores, influenciadores e expositores. Há três temas que servem de fio condutor para esta que é edição que celebra o 40º aniversário: inovação, diversificação e formação prática. A inovação é o ADN do negócio automóvel e do pós‐venda. É por isso que vamos celebrar, durante a EQUIP AUTO a cerimónia da 30ª edição dos Prémios Internacionais de Inovação [ver caixa] e uma nova operação dedicada às start‐up convidadas para visitar este ano a EQUIP AUTO. 22 empresas vão promover as suas soluções inovadoras para os carros conectados, respondendo ao mesmo tempo aos desafios de mobilidade. A diversificação é também um ponto chave da edição deste ano da EQUIP AUTO. É por isso que estão em destaque setores específicos que oferecem novas oportunidades para os reparadores (independentes ou franchisados) e a outros profissionais do pós‐venda automóvel. Por exemplo, a EQUIP AUTO 2015 vai ter um foco particular no negócio do remarketing automóvel com uma nova área dedicada ao mercado automóvel de usados.

E em relação à formação prática? Essa é uma tendência cada vez mais presente…
A formação prática oferecida aos reparadores é outro aspeto fundamental desta edição. Em 2013 mais de 200 reparadores juntaram‐se às sessões práticas de formação organizadas no salão. Em 2015 essas sessões vão voltar e estarão muito ligadas às tecnologias de última geração que têm impacto no negócio da reparação para ajudar os técnicos a melhorar as suas competências. Ao mesmo tempo, os expositores vão ter as suas demonstrações ao vivo, o que responde a essa crescente procura por parte dos visitantes.

Como é que um salão se adapta a tempos em que a Internet tem cada vez mais peso?
Essa é uma questão que não é nova. A EQUIP AUTO tem adaptado a sua estratégia às novas técnicas de marketing digital e desenvolvi‐ mento de eco‐sistemas digitais para promo‐ ver o evento e os seus clientes. Apesar disso, um dos aspetos chave das feiras deste género são as oportunidades únicas de proporcionar o contacto cara‐a‐cara com players chave do mercado, influenciadores e potenciais clientes. A EQUIP AUTO definitivamente oferece essas oportunidades ao mercado.

Qual é hoje o posicionamento da EQUIP AUTO no contexto das feiras mundiais de pós‐venda?
Com 60% de expositores internacionais num total de 1400 e 30% de compradores inter‐ nacionais num total de 100 mil visitantes, a EQUIP AUTO é um dos mais importantes pontos de encontro para a indústria do pós‐ ‐venda a cada dois anos. Permite aos compra‐ dores, influenciadores e profissionais estarem cara‐a‐cara numa plataforma internacional e discutir questões praticas, tendências de mercado em diferentes perspetivas: técnica, comercial, social e ambiental. A EQUIP AUTO é o local real para perceber esta indústria.

Falando um pouco do mercado, os grupos multinacionais cada vez maiores estão a mudar o aftermarket na Europa?

Estamos todos envolvidos num período muito interessante da indústria automóvel. Esta‐ mos a assistir a importantes concentrações em áreas tradicionais da indústria onde um punhado de empresas precisa de responder a uma procura mundial, particularmente dos mercados emergentes. É por isso que a estratégia de fusões e aquisições pelos players chave do mercado respondem a esses desafios e à necessidade de uma enorme capacidade financeira. Ao mesmo tempo, assistimos a players e empresas de outras indústrias a penetrarem no mercado automóvel. Estes movimentos também influenciam o desenvolvimento deste tipo de feiras profissionais. Estamos no início de uma nova era de salões.

Que radiografia faz à saúde do pós‐venda na Europa, em particular nos países do sul como Portugal?
Os mercados europeus estão lenta mas seguramente a recuperar depois de uma crise terrível em 2008 que teve fortes consequências nesta indústria. Portugal, Espanha, Itália, Grécia e França foram fortemente afetados pela crise. As economias do sul da Europa tentam agora recuperar aproveitando a recuperação da economia global da Europa, ainda que continuem a existir algumas dificuldades. A indústria e o mercado mudou muito desde 2008. A crise favoreceu o desenvolvimento de novos setores ou modificou de forma profunda os comportamentos dos utilizadores e dos consumidores. Agora, todos os países têm a hipótese para dimensionar as suas oportunidades de negócio. Isso é também válido para Portugal.

Qual a importância da visita dos clientes portugueses à EQUIP AUTO?
A EQUIP AUTO oferece aos profissionais portugueses uma excelente oportunidade a cada dois anos de conhecerem e privarem com os seus parceiros, fornecedores e trend setters que eles não podem perder.

 

EquipAuto1

VENCEDORES DOS PRÉMIOS DE INOVAÇÃO

O júri dos Grandes Prémios Internacionais da EQUIP AUTO 2015 já anunciou os vencedores de cada uma das cinco categorias a concurso. Pela primeira vez na história deste prémio, os vencedores foram anunciados antes da inauguração da feira parisiense. Estes prémios foram criados na edição de 1985 da feira de pós‐venda francesa, com o objetivo de dar a conhecer a tecnologia dos fornecedores da indústria automóvel mundial.

Os prémios são atribuídos por um júri internacional de 60 jornalistas de 20 países, que selecionam a partir de uma ampla gama de produtos apresentados pelos expositores. O objetivo é selecionar e premiar as propostas mais inovadoras.

Os vencedores desta edição, cuja entrega de prémios se realiza dia 13 de outubro, durante a EQUIP AUTO, são:

OEM E NOVAS TECNOLOGIAS
Troféu de ouro
Poclain Powertrain (AddiDrive) – Disponível em dezembro de 2016

Troféus de prata
– NTN‐SNR (Lightweight PCS Hub Joint) – disponível em setembro de 2015
– Schaeffler Automotive (módulo híbrido) – disponível em janeiro de 2016

REPOSIÇÃO E MERCADO DE ACESSÓRIOS
Troféu de ouro
Continental (VDO REDI Sensor) – disponível desde junho de 2014

Troféu de prata
Optibelt (Optibelt SCC – Secured Change Control) – disponível desde maio de 2015

EQUIPAMENTO OFICINAL
Troféus de ouro
– CCG Corghi Cougar Group (Artiglio Uniformity) – disponível em outubro de 2015
– HELLA Gutmann (CSC Tool) – disponível desde outubro de 2014

Troféu de prata
MIRKA (sistema OSP) – disponível em novembro de 2015

SERVIÇOS, ÁREAS DE SERVIÇO, REDES AFTERMARKET
Troféus de ouro
– Federal‐Mogul Motorparts (F‐M for me) – disponível desde setembro de 2014
– OKI (Roboki) – disponível em janeiro de 2016

Troféu de prata
Guernet Compresseurs (Power Motors System) – disponível desde junho de 2015

CONECTIVIDADE
Troféu de ouro
Actia Automotive (Actia iCan) – disponível em outubro de 2015

Troféu de prata
T‐SCAN (Groove Glove) – disponível em setembro de 2015

 

INFORMAÇÃO ÚTIL

13 a 17 de Outubro (9‐18 horas)
Preço: 15€ (registo online)
Descarregue a aplicação móvel do Salão (disponível para iOS, Android e Windows 8)

 

EMPRESAS PORTUGUESAS PRESENTES

  • FABRISCAPE LOCALIZAÇÃO: 5 E 135
  • IVOL LOCALIZAÇÃO: 5 LM 146
  • RUBBER VULK LOCALIZAÇÃO: 5 LM 113
  • VENEPORTE LOCALIZAÇÃO: 6 J 062

Mais informações em www.equipauto.com

 

Clique aqui para fazer o download do PDF do artigo. Partilhe-o com os seus contactos e clientes e aumente a sua visibilidade.

noticias_site_PV1

Mais artigos da Revista PÓS-VENDA n.º1 aqui.

PALAVRAS-CHAVE