A Schaeffler está a acompanhar as tendências tecnológicas do mercado automóvel do futuro. Assim o explica Samuel Braun, à PÓS-VENDA PESADOS.
Como perspetivam o futuro do negócio de aftermarket ao nível das peças para veículos pesados?
De acordo com os volumes de produção OEM e fornecedores de dados relevantes para o mercado como a IHS, a base do negócio de peças de reposição, o parque de veículos pesados ainda está a crescer 1-2% por ano, tanto na Europa como a nível global. Consequentemente, estamos à espera de um crescimento adicional no futuro.
Que investimentos tem feito a vossa marca para se preparar para as necessidades das futuras gerações de veículos pesados?
As futuras gerações de veículos pesados serão pelo menos parcialmente electrificadas para cumprir os objectivos de emissões de CO2 da legislação, o que implica grandes mudanças na arquitectura dos veículos e nas peças. A Schaeffler adquiriu, portanto, know-how e empresas estrategicamente relevantes, por exemplo para motores eléctricos, e investiu orçamento, bem como capacidade em desenvolvimentos e engenharia. Este processo já foi bem sucedido, e será ainda mais relevante no futuro.
Que impacto terá no vosso negócio de peças aftermarket o aumento de veículos pesados elétricos?
O impacto tornar-se-á relevante lentamente para o mercado pós-venda, muito mais lento do que no negócio dos ligeiros. Segundo os nossos próprios cálculos, apenas 8% do parque de veículos pesados em 2030 em todo o mundo será total ou parcialmente electrificados no grupo motopropulsor. As razões são o enorme parque automóvel global que só é substituído lentamente devido à duração típica do ciclo de vida dos veículos comerciais pesados e ao desafio dos transportes de longa distância que serão resolvidos por veículos eléctricos a bateria ou veículos movidos a célula de combustível apenas passo a passo, demorando algum tempo a ser desenvolvido.
Que desafios e oportunidades trazem à vossa marca estas novas formas de propulsão?
Por um lado, a transformação no negócio de equipamento original está a ocorrer muito rapidamente e requer adaptações muito rápidas, em parte radicais, nas capacidades, orçamentos e engenharia para participar no negócio com a próxima geração de veículos OEM, por exemplo, para camiões a bateria. Aqui temos o mesmo desafio que para os veículos ligeiros. Por outro lado, uma parte ainda relevante em volume dos veículos pesados recentemente produzidos durante os próximos anos e, como explicado, uma parte muito elevada do parque automóvel existente permanece com tecnologia convencional, combinada com nova tecnologia como nos híbridos. Isto resulta na oportunidade de continuar, alargar e ainda lucrar com o negócio existente e a experiência de longa duração, por exemplo, para módulos híbridos ou no mercado pós-venda. Como o grupo Schaeffler é composto por três divisões – Automotive Technologies, Automotive Aftermarket e Industrial – podemos apoiar-nos e complementar-nos muito bem nesta transição.
Quais as mais recentes novidades que lançaram ao nível das peças para veículos pesados?
A Schaeffler oferece soluções para todas as opções de electrificação de transmissão, desde o híbrido de 48 V ao híbrido plug-in até ao eléctrico completo. A Schaeffler conseguiu uma ordem de produção em volume para fornecer motores eléctricos a um fabricante chave no sector dos veículos pesados, a partir de 2023. Além disso, também garantiu uma ordem de produção em volume para módulos híbridos. O início da produção está previsto para 2024. Além disso, estamos a acompanhar o negócio OE e iremos criar e integrar soluções de reparação para esta nova tecnologia no nosso portfólio, assim que esta se tornar relevante no mercado de reposição”.
Vão lançar novas gamas de peças para veículos pesados num futuro próximo? Quais?
Acabámos de lançar o FAG Complete Hub, uma solução de reparação de rolamentos de roda que inclui cubo para camiões e reboques. É uma unidade completa pronta para instalar que é pré-montada, pré-posicionada e lubrificada. Dependendo da aplicação, a unidade FAG Complete Hub pronta para instalar contém o cubo da roda, incluindo a respectiva solução de reparação do rolamento da roda Schaeffler.
Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 34 de junho/julho de 2021. Consulte aqui a edição.