Ver todas

Back

“A sustentabilidade é um pré-requisito essencial para o sucesso a longo prazo”, João Casinhas, Osram

João Casinhas, Head of AM AFTM Iberia da Osram, analisou os desafios com que a empresa se debateu em 2024, e falou sobre o foco na inovação e sustentabilidade, pilares sobre os quais a Osram continuará a atuar em 2025.

Quais foram os principais desafios que enfrentaram na vossa operação durante o ano de 2024? De que forma os ultrapassaram?

Um dos principais desafios que enfrentámos no ano passado prendeu-se com o alargamento e evolução do nosso portefólio de produtos. A velocidade a que as novas tecnologias têm aparecido e melhorado e o foco da ams-OSRAM na inovação, acompanhando esta evolução com produtos cada vez mais inovadores e atrativos, motivou o alargamento do nosso portefólio e a apresentação de muitos produtos e projetos novos ao longo deste ano. Sentimos que foi um pouco desafiante para os nossos clientes acompanhar esta evolução, porém com a comunicação regular que temos levado a cabo e o estreito apoio da nossa equipa local de vendas e de atendimento ao cliente foi possível não só consciencializar os clientes para os benefícios destes melhoramentos, como também impulsionar um conhecimento ainda mais aprofundado do nosso portefólio.

Como evoluiu o vosso negócio no mercado português em 2024?

O nosso negócio no mercado português evoluiu muito positivamente face a 2023 em todas as nossas famílias de produto. Tivemos um crescimento de dois dígitos no nosso negócio global, mas naturalmente existem algumas famílias onde notámos potencial de crescimento adicional.

Quais as tendências no aftermarket que irão determinar a atividade da vossa empresa em 2025 (digitalização, eletrificação, sustentabilidade, falta de mão-de-obra,…)?

Definitivamente a sustentabilidade! Este é um importante pilar na atividade da ams-OSRAM, a qual está comprometida em ser neutra em carbono em 2030. A sustentabilidade é um pré-requisito essencial para o sucesso a longo prazo e por conseguinte uma componente chave da nossa estratégia empresarial. Por outro lado, assiste-se igualmente a uma crescente procura por produtos cada vez mais eficientes e sustentáveis energeticamente, pelo que a eletrificação será igualmente alvo da nossa atenção.

Que estratégias planeiam implementar este ano, para se adaptarem aos desafios e oportunidades atuais do mercado?

O foco na inovação é a essência da ams-Osram e apresentar um portefólio cada vez mais inovador, otimizado, sustentável com a qualidade já conhecida da empresa é a nossa proposta. Temos uma gama alargada de produtos com tecnologia tradicional, onde conseguimos novos melhoramentos no desempenho de algumas gamas. Continuaremos a diversificar a nossa oferta em produtos LED e na nossa mais recente família de produtos para o Cuidado e Equipamento Automóvel (CEA) e a aposta em produtos profissionais para uso intensivo ou oficinal, que tem tido bastante sucesso e onde vamos continuar a diversificar a oferta, será outro polo estratégico.

PALAVRAS-CHAVE