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“A ZF está constantemente a avançar na eletrificação dos veículos”, ZF Aftermarket

25 Agosto, 2021

A eletrificação é um dos focos da ZF Aftermarket. Assim o explica a equipa de gestão de produto da empresa, à PÓS-VENDA PESADOS.

Como perspetivam o futuro do negócio de aftermarket ao nível das peças para veículos pesados?

Estamos no meio de uma grande transformação da indústria. O mercado de pós-venda global está a mudar em múltiplas frentes – com mais mudanças que surgirão nos próximos anos versus o que temos experimentado nas décadas anteriores. Veículos conectados, autónomos, partilhados e elétricos irão transformar a Próxima Geração da Mobilidade.O negócio de pós-venda de veículos comerciais continuará a crescer, não só devido ao aumento da complexidade das reparações devido às novas tecnologias que estão a ser introduzidas, mas também porque o próprio negócio dos transportes mudou, com o aumento crescente das compras online, como resultado da pandemia, que aumentou consideravelmente as entregas locais/regionais.

Que investimentos tem feito a vossa marca para se preparar para as necessidades das futuras gerações de veículos pesados?

Esta transformação digital chegou agora ao mercado de pós-venda automóvel. Os veículos estão a tornar-se mais inteligentes e os clientes mais exigentes, o que, por sua vez, torna os requisitos para as oficinas significativamente mais complexos. A ZF Aftermarket está a desenvolver um ecossistema digital que permitirá aos clientes não só digitalizar os seus próprios processos, mas também oferecer serviços digitais próprios, com verdadeiro valor acrescentado. Um exemplo disto é a nossa aplicação TrailerFit, que permite às frotas partilhar de forma segura, automatizada e confidencial a sua informação de diagnóstico remoto com o seu mecânico de eleição. Em termos das marcas da ZF Aftermarket LEMFÖRDER, SACHS, TRW e WABCO, continuamos a desenvolver sistemas para veículos comerciais, a fim de proporcionar mais segurança, conforto e eficiência de condução na estrada.

Que impacto terá no vosso negócio de peças aftermarket o aumento de veículos pesados elétricos?

Com esta rápida evolução da tecnologia, podemos antecipar uma mudança da procura. Veremos uma erosão de volume para alguns produtos ou serviços tradicionais enquanto precisamos de estar preparados para novas tecnologias. Estamos numa posição muito boa porque somos capazes de fornecer uma vasta gama de opções de produtos e serviços, incluindo tecnologias emergentes, tais como componentes para veículos elétricos e soluções de conectividade que tem crescido e não só mas também derivado das nossas últimas aquisições: com a aquisição da TRW, reforçamos as nossas capacidades em tecnologias de segurança ativa. A Wabco aumenta a nossa presença no negócio dos veículos comerciais, que é menos afetado pelas tendências perturbadoras do mercado do que o negócio dos veículos ligeiros. Ambas as aquisições recentes também reduzem a nossa dependência dos motores de combustão interna.

Que desafios e oportunidades trazem à vossa marca estas novas formas de propulsão?

A ZF está constantemente a avançar na eletrificação dos veículos. Já oferecemos uma grande variedade de soluções de acionamento híbrido e puramente elétrico para quase todos os segmentos de veículos em produção em série. Como um dos pioneiros na mobilidade elétrica, a ZF sabe o que é preciso para transformar a eletricidade em propulsão eficiente e dinâmica. Vemos um grande potencial na crescente penetração no mercado de acionamentos híbridos avançados. Em princípio, a exigência clássica de serviço pós-venda por veículo é reduzida: Num veículo de propulsão puramente elétrica, por exemplo, já não são necessárias mudanças de correia dentada ou de filtro de óleo. Outro aspeto é que a eletrificação também resultará na necessidade de alguns serviços adicionais no sector das oficinas, porque o serviço “faça você mesmo” será reduzido devido à falta de qualificações para o trabalho em sistemas de alta tensão.

Quais as mais recentes novidades que lançaram ao nível das peças para veículos pesados?

Entre as diferentes inovações realizadas pela ZF na melhoria da eficiência e proteção do ambiente, destaca-se o “ZF innovation truck”, que impressiona com as suas soluções inteligentes para o transporte de cargas pesadas, graças à sua transmissão TraXon com módulo híbrido, que é capaz de conduzir elétrica e localmente com emissões Zero. Os autocarros com propulsão elétrica também podem reduzir significativamente o nível de contaminação e ruído em áreas urbanas, graças aos acionamentos elétricos da ZF, como o CeTrax e o AxTrax AVE, que permitem a utilização de acionamentos limpos e eléctricos mesmo na base das plataformas existentes. Em Portugal, iniciamos um projeto pioneiro a nível europeu, com um cliente português, para a construção de um veículo especial totalmente elétrico no qual a ZF, juntamente com os engenheiros do cliente, trabalhará com uma equipa para desenvolver este veículo especial de 15 toneladas, alimentado por um motor elétrico ZF Cetrax de 300KW, inversores ZF e módulo de controlo eletrónico ZF. No caso dos autocarros, a ZF juntamente com a E-trofit, trabalha na reconversão de autocarros convencionais em veículos totalmente elétricos. Note-se que no caso dos autocarros, e especificamente em Portugal, a ZF fornece vários componentes para o fabrico de autocarros elétricos de um fabricante nacional de renome nesta área. Por outro lado, com as nossas marcas LEMFÖRDER, SACHS, TRW e WABCO, a ZF Aftermarket está concentrada na contínua expansão da nossa carteira de produtos, com o lançamento de múltiplas novas referências, a maioria das quais pertencentes a veículos de última geração, que nos dão uma ampla cobertura do parque automóvel europeu nas linhas de produtos: Direção e Suspensão, Transmissão e Travagem. Com a LEMFÖRDER continuaremos a disponibilizar no mercado de pós-venda uma gama atualizada com a qualidade do equipamento, para maior segurança na estrada. Com a SACHS continuamos empenhados na melhoria contínua dos nossos produtos para veículos comerciais e, como exemplo, introduzimos recentemente amortecedores com tubos protetores em plástico. Com a TRW vamos concentrar-nos no desenvolvimento da gama de travagem para pesados. A marca já disponibiliza um programa de discos de travão para pesados na Europa e planeamos lançá-lo em breve no mercado português. Sob a marca WABCO continuaremos a desenvolver e a fornecer soluções inteligentes para camiões e reboques com o objetivo de reduzir para o mínimo o tempo de imobilização dos veículos, bem como oferecer a máxima eficiência e segurança durante o seu funcionamento.

Vão lançar novas gamas de peças para veículos pesados num futuro próximo? Quais?

A ZF tem um vasto portfólio de tecnologias e soluções, que vai desde os produtos tradicionais de grande consumo, tais como pastilhas de travão, amortecedores e embraiagens, até aos produtos mais complexos e pesados, tais como transmissões, acionamentos elétricos ou pequenos autocarros autónomos. A companhia tem uma posição de liderança no sector dos veículos comerciais, em particular após a fusão com a Wabco, e sem esquecer as suas aplicações para agricultura, construção e industriais. A empresa tem uma convicção muito forte de desempenhar um papel de liderança na formação da mobilidade da próxima geração, não só através da inovação tecnológica, mas também através de serviços ao cliente de topo.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 34 de junho/julho de 2021. Consulte aqui a edição.

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