Ver todas

Back

AC Rolcar: Inovação, qualidade e serviço

15 Março, 2022

A tecnologia e qualidade aplicadas aos produtos e um apoio ao cliente abrangente são os princípios que definem a atividade da AC Rolcar.

Fundada em 1986, a AC Rolcar projeta, fabrica e distribui atualmente as marcas AcRolcar, Lift System e Siccom, numa gama de produtos que engloba: elevadores de vidro, fechaduras e puxadores de porta, bombas de limpa-vidros e sensores, peças de borracha (vedantes, perfis, mangueiras). A empresa tem vários parceiros em Portugal: a Autorecto, com a marca AcRolcar, e a Humberpecas e a Autopecas Cab com produtos da marca Lift System. “No caso dos elevadores de vidro, temos a maior variedade do mercado, temos duas fábricas de produção, e um armazém com 240.000 peças em stock, a percentagem de disponibilidade de uma encomenda em stock é de cerca de 96%; outras competências são qualidade, fiabilidade, profissionalismo e dinamismo”, indicam Davide Chiodero, Sales Manager da empresa, e Silvia Barbieri, do departamento de exportação. Segundo os responsáveis, aquilo que diferencia a AC Rolcar no mercado é a “gama de produtos, o nível de serviço e pessoal qualificado, porque as pessoas fazem a diferença”. A AC Rolcar aposta em desenvolver inovações tecnológicas para otimizar o desempenho dos seus produtos, assim como rigorosos testes de desempenho para todos os componentes, para garantir a qualidade e durabilidade dos materiais que comercializa.

O serviço e apoio aos seus clientes é também um dos focos da AC Rolcar que, segundo os responsáveis da empresa, ajuda as oficinas a serem mais rentáveis no seu negócio. “As oficinas são úteis para “formar” os clientes dos nossos clientes, sobretudo quando estes esperam receber peças iguais às originais. Alguns dos nossos produtos são diferentes por terem sido desenvolvidos de uma forma mais eficiente, mas os mecânicos devem seguir instruções para o encaixar no carro. Além disso, existem novas tecnologias também nesta família de produtos (como o protocolo LIN) que devem ser mostradas e explicadas aos clientes.

PORTUGAL
A empresa mostra-se satisfeita com a sua presença no mercado português. “O país tem um enorme potencial, e, por isso, estamos à procura de novos distribuidores e clientes. É sempre possível fazer melhor e por isso continuamos a tentar desenvolver ainda mais o negócio em Portugal”. E adiantam: “Os nossos clientes em Portugal são distribuidores com presença praticamente em todo o território e que possuem o seu próprio armazém, mas também estamos à procura de diferentes oportunidades como grupos de compra”. Para aumentar a sua presença no mercado português, a AC Rolcar introduziu, no passado mês de abril, um country manager no território, que efectua a gestão do mercado nacional. “Existe um importante parque automóvel sendo que a taxa de consumo ser considerada boa, apesar do país ser de dimensão geográfica reduzida.”. O apoio da marca aos distribuidores em Portugal é muito forte, “com assistência técnica ao nosso cliente por telefone ou através de um contacto dedicado pela WhatsApp. Estamos também dispostos a fazer algumas sessões de formação com os nossos clientes nas nossas fábricas, e iniciamos a presença nos eventos locais, como a EXPOMECÂNICA 2021. Além disso, estamos disponíveis para organizar sessões de formação para oficinas, uma vez que é algo que desenvolvemos de forma regular em Itália”. Além disso, a AC Rolcar aposta na comunicação em contínuo através de newsletters sobre novos produtos, atividades promocionais, etc., com os nossos clientes atuais e potenciais”.

Futuro
Num futuro próximo, a AC Rolcar pretende continuar a renovar a gama de produtos, “de acordo com os pedidos dos nossos clientes e as estatísticas de mercado, por isso desenvolvemos todos os anos mais de 200 novas referências”. Quanto às linhas de produto, os responsáveis indicam que “o negócio dos reguladores de janelas está a ter a sua evolução, é um produto de serviço que os principais distribuidores deverão ter na gama. A tecnologia também está a evoluir nestes produtos, por exemplo, é agora necessário um protocolo Lin em algumas aplicações para deixar a unidade de controlo dialogar com outras partes eletrónicas do automóvel, desenvolvemos e aplicamos este protocolo nos nossos reguladores”.

A Ac Rolcar está a investir também num “projeto verde”, com cada vez mais materiais recicláveis, menos plástico e dessa forma mais sustentável. Relativamente ao mercado, “estamos a concentrar-nos num serviço cada vez mais eficiente e para tal seguimos crescendo a oferta em termos de novas referências. Todos os novos projetos na Ac Rolcar são concebidos tendo por base a descarbonização e a sustentabilidade energética”. A empresa está também a investir na melhoria do serviço logístico. “Estamos a tentar melhorar este aspeto, oferecendo soluções inteligentes de gestão de stock, por forma a facilitar o processo aos nossos potenciais clientes, mas na realidade somos muito eficientes na preparação e expedição da encomenda, normalmente demora (para uma encomenda de stock médio) três dias após a receção da encomenda”, concluem os responsáveis.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 75 de dezembro de 2021. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE