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Bosch lança novo catálogo de sensores para gestão do motor

17 Fevereiro, 2022

O novo catálogo 2022 de sensores para gestão do motor, tanto para veículos ligeiros como para veículos comerciais, acaba de ser lançado pela Bosch Automotive Aftermarket.

Com este catálogo, a Bosch fornece aos profissionais do setor informações sobre o extenso portfólio de sensores da marca.

Sensores lambda Bosch

O sensor lambda mede o teor de oxigénio nos gases de escape, o que permite verificar se a composição da mistura ar-combustível está correta. Nos modelos mais antigos, o sensor lambda é montado na frente do catalisador, enquanto nos modelos modernos são usados dois sensores: um na frente e um atrás do catalisador. A Bosch tem uma vasta experiência na fabricação deste componente, pois, além de ser responsável pela sua invenção em 1976, produz mais de 33 milhões de unidades anualmente. É importante que as oficinas façam a sua revisão a cada 30.000 quilómetros, uma vez que um sensor defeituoso aumentará o consumo de combustível, causará danos ao catalisador e não cumprirá as normas de gases de escape, ou seja, além de poluir mais, impedirá a aprovação na inspeção técnica (CUBA).

Medidores de massa de ar

Os medidores de massa de ar medem o ar que entra no motor, independentemente da sua densidade e temperatura, o que permite um equilíbrio ideal de combustível e ar no motor do veículo. No caso dos motores diesel, a recirculação dos gases de escape também é regulada com a ajuda deste componente. Para garantir a maior precisão de medição possível, a característica da curva do sensor é verificada e compensada individualmente para cada ciclo de trabalho do motor antes da combustão. Um medidor de massa de ar em mau estado ou de má qualidade causará aumentos de até 20 por cento no consumo de combustível, bem como perda de potência no motor e um aumento nas emissões poluentes. A Bosch garante medidores com qualidade de equipamento original e alta confiabilidade.

Válvulas EGR

A principal função da válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation) é reintroduzir os gases de escape na câmara de combustão, o que acontece em determinadas rotações do motor, caso contrário, essa ação afetaria negativamente o funcionamento ideal do motor. A recirculação dos gases de escape combinados na mistura ar/combustível reduz os óxidos nítricos, NOx, e aumenta a eficiência geral do processo de combustão. Se a válvula EGR estiver aberta, pode causar uma fuga de vácuo que levará a uma combustão ineficiente, ruído do motor em marcha lenta, vibração excessiva e até danos completos ao motor em casos extremos.

Máxima precisão com os sensores de velocidade de rotação da árvore de cames e da cambota da Bosch

Os sensores de velocidade de rotação da cambota calculam com precisão o número de rotações e a posição da cambota em motores a gasolina e diesel. Com esses dados, a unidade de controlo do motor pode calcular o momento preciso de injeção/ignição.

Por sua vez, os sensores da árvore de cames calculam com precisão a posição da árvore de cames, graças à qual é possível determinar o momento exato de injeção/ignição e um ajuste variável e preciso da árvore de cames.

Sensores de pressão

O sensor de pressão de entrada de ar permite a medição rápida e precisa da pressão atmosférica no tubo de entrada, deteção de fugas de combustível (sensores de pressão do depósito) e monitorização da pressão de entrada de óleo e ar.

O sensor de alta pressão monitoriza a pressão do combustível dentro do trilho de combustível nos motores de injeção direta a gasolina e diesel, uma vez que a unidade de controlo do motor precisa dessa informação para poder medir com precisão a quantidade de combustível injetado.

Por sua vez, o sensor de pressão do óleo é responsável por fazer uma medição rápida e altamente precisa da pressão do combustível e do óleo em todos os tipos de motores de combustão e engrenagens. Esta medida é usada para controlar a quantidade de combustível ou óleo fornecida pela bomba.

Finalmente, o sensor de pressão diferencial monitoriza a diferença de pressão do filtro de partículas e, assim, fornece informações sobre o seu estado de carga. Isso possibilita uma regeneração controlada do filtro dependendo das necessidades.

Outros sensores

O sensor da borboleta está localizado na válvula borboleta para registar a posição, ângulo de rotação da válvula borboleta e a velocidade angular do movimento de abertura e fecho com grande precisão. Esta última informação é um sinal muito importante para a unidade de controlo, para compensar as reações de mudança de carga e evitar solavancos de carga parcial.

O sensor de detonação converte as oscilações em sinais elétricos. Com esta medição, a unidade de controlo pode ajustar o momento de ignição e garantir uma combustão suave, contribuindo assim para o desempenho e durabilidade do motor.

Os sensores de temperatura incluem uma resistência, composta por óxidos metálicos e cristais oxidados, que permitem medir uma ampla faixa de temperatura dos circuitos de ar e óleo, bem como do refrigerante.

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