Ver todas

Back

Accendo: À medida de cada parceiro

28 Junho, 2022

A Accendo desenvolve planos de formação completos para as oficinas, adequados às necessidades específicas de cada equipa.

Presente no mercado desde 2009, a Accendo é uma empresa dedicada à formação profissional, que se dedica a disponibilizar uma oferta formativa inovadora, atualizada e que corresponda às necessidades reais dos seus clientes. “Através de um diagnóstico de necessidades, elaboramos um plano de formação adaptado aos requisitos de uma determinada oficina ou empresa. Fazemos um teste de diagnóstico inicialmente, para percebermos as bases e as lacunas daquele grupo específico. A partir daí, construímos o plano de formação, adaptado ao que precisam. Ou seja, antes de iniciarmos a ação de formação, realizamos uma reunião entre a Accendo, o formador e o cliente, para uma contextualização do grupo: perceber quantos elementos são, qual a sua experiência, o que fazem, que bases têm e quais os objetivos que pretendem com esta formação. E, a partir daí, o formador estrutura o plano de formação. Além disso, após a conclusão da formação, é possível o esclarecimento de dúvidas sobre o tema da ação formativa”, explica Sónia Silva, responsável pela formação da Accendo. “Fazemos um plano construtivo. Em vez de ser à peça, desenhamos para toda a equipa um plano integrado e crescente. Assim, sabemos na próxima formação o que teremos de abordar, pois já sabemos as bases que a equipa tem. Porque funcionamos numa estrutura de continuidade. Para nós, não são clientes, mas sim parceiros”, adianta a responsável.

Por sua vez, João Grilo, Diretor-Geral da Accendo, acrescenta: “Ajustamo-nos às realidades de cada empresa. Somos muito versáteis e dinâmicos e é muito fácil para nós ajustarmo-nos ao que é necessário em cada equipa. Podemos dar o mesmo curso a várias empresas, mas em nenhuma será igual, pois as necessidades são sempre diferentes”. A Accendo realiza formação para oficinas e empresas de qualquer dimensão. “Além disso, a nossa versatilidade é muito grande em termos de horários, conforme o que o cliente pretender. Tudo é feito à medida das necessidades do cliente”, explica Sónia Silva.

TEMAS
A Accendo procura dar formação a parceiros “que pretendam evoluir e não apenas ter certificados de formação”, menciona João Grilo. “Dentro das áreas em que somos certificados, damos formação desde a parte metalomecânica: serralharia mecânica, caldeiraria, soldadura, entre outras, passando pela hidráulica, electro-hidráulica, pneumática, mecatrónica, parte mecânica e também elétrica. Além disso, também damos formação em áreas de gestão, direção de empresas, etc. Ou seja, o circuito completo. Em alguns casos, como a hidráulica, pneumática e eletromecânica, temos equipamento de formação, que deslocamos para o cliente. Se a empresa quiser realizar a formação nas nossas instalações, também o fazemos. Mas o mais comum é deslocarmos o equipamento para as empresas. Fazemos formação on job, essencialmente a componente prática”, acrescenta.

ONLINE
No formato online, a Accendo aposta em dinamizar sempre formações pagas, mas que transmitam sempre conhecimento e novas competências. “Nunca fizemos nada gratuito, pois, na nossa opinião, a formação perde a credibilidade. Na formação online, optámos por nos voltar para as soft skills, mas sem nunca perder a componente prática. Temos sempre apostado na formação dinâmica e com muita interação com os formandos. Não fazemos formação apenas de apresentar diapositivos”, explica SóniaSilva. “Hoje em dia, as plataformas dispõem de ferramentas que ajudam a tornar a formação mais interativa, com muitas atividades”, indica João Grilo. “A nossa mais-valia na Accendo é a bolsa de formadores externos de que dispomos. Os profissionais que colaboram connosco há muitos anos, são pessoas que trabalham nesta indústria. E é isto que faz a diferença. Temos uma relação muito próxima da ATEC e do CEPRA.
Os nossos formadores têm conhecimento da parte técnica, mas também uma grande componente pedagógica. Podemos ter um formador que se adeqúe melhor a uma empresa do que outro, dentro da mesma temática. E daí ser importante percebermos as necessidades, mas também o perfil da empresa”. Além de ações de formação, a Accendo também comercializa equipamentos
de várias marcas, como a Festo, Haas, equipamentos de soldadura ou de metrologia, entre outros, destinados tanto à formação como às oficinas.

VEÍCULOS
A formação da Accendo inclui veículos pesados e também ligeiros, adaptando-se assim a qualquer tipo de frota. “Os princípios básicos dos veículos ligeiros e pesados são os mesmos, ou seja, a mecatrónica automóvel. Hoje em dia tudo é comandado pela eletrónica. E este é outro dos nossos pontos fortes. No caso dos veículos pesados especiais, como de recolha de resíduos, ambulâncias e carros de bombeiros, são viaturas que tem um conjunto de acessórios específicos: hidráulica, pneumática, automação, etc. e aqui conseguimos cobrir a totalidade dessas áreas, passando até pela pintura automóvel”, refere João Grilo, que conclui: “A nossa melhor avaliação do nosso trabalho é depois de uma formação entrarmos na empresa e ver que está a resultar, no dia-a-dia da empresa. É uma forma de marcarmos a diferença”.

João Grilo, diretor-geral da Accendo
COMO AVALIA A OFERTA DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM PORTUGAL?
“Esta é uma indústria que tem muita falta de profissionais qualificados. Hoje em dia, ninguém quer profissões técnicas, foi-se perdendo o gosto por “sujar as mãos”. Em Portugal há uma grande necessidade de mão-de-obra qualificada. A componente técnica é onde a falta de mão-de-obra qualificada é maior. Existem cada vez mais necessidades, porque quando os jovens chegam ao posto de trabalho é que se deparam com as dificuldades. E na Accendo fazemos o nosso papel, para colmatar essa necessidade: ajudar a ter o know-how de uma determinada especificidade técnica, para que possam crescer e fazer evoluir as empresas.
Mas hoje em dia, já se nota um maior interesse pela formação, vontade de mudar, evoluir e inovar, apesar de termos ainda muitos resistentes à mudança. Se a oficina quer chegar a um determinado patamar, tem de apostar numa formação à medida, de acordo com aquilo que pretende atingir”.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 36 de outubro de 2021. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE