O Automóvel Club de Portugal dispõe desde hoje de duas novas carrinhas de desempanagem móvel equipadas para carregar os veículos elétricos na estrada em caso de falta de energia.
São os primeiros a funcionar em Portugal com estas valências. O objetivo, segundo o ACP, é fazer carregamentos com duração de cerca de 30 minutos que permitam aos condutores seguir até o posto Mobi.e mais próximo ou até casa.
Desta forma, assegura o ACP, evita-se o transtorno do reboque para os casos em que o veículo elétrico fique sem energia.
Estes veículos, que vão atuar para já na zona da grande Lisboa, estão equipados com carregadores Efacec. O carregamento não serve para híbridos nem veículos plug in pois têm sempre acoplado um motor de combustão.
Além do carregamento, existe outro tipo de ocorrências nos veículos elétricos que podem se tratadas pelos carros de desempanagem ACP, como pneus furados e o encosto da bateria de 12V com boster.
Uma destas novas carrinhas está igualmente equipada para serviços de revisão em casa, que dispõe de equipamento de última geração para serviço de troca de pneus, equilíbrio de rodas, troca de óleo e filtros (sempre que possível), sendo uma alternativa aos centros de serviços rápidos das oficinas do Prior Velho ou da Barbosa du Bocage.