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Adene: Frotas energeticamente saudáveis

19 Maio, 2022

Já imaginou ter a sua frota certificada energeticamente? Agora é muito mais simples, através da certificação MOVE+ desenvolvido pela ADENE, especificamente para quem tem frotas de camiões.

TEXTO PAULO HOMEM

A ADENE tem por finalidade promover e realizar diversas atividades de interesse público, destacando-se a área da eficiência energética na mobilidade. É neste domínio que a ADENE desenvolve a certificação MOVE+, que se iniciou no setor das frotas de ligeiros e que em 2022 passa a ser extensível ao setor das frota de pesados (neste fase apenas para camiões). Baseado em modelos de diagnóstico e classificação, o MOVE+ orienta as empresas no sentido de uma maior eco-eficiência na gestão da mobilidade, com todos os benefícios financeiros e ambientais associados. Hélder Rodrigues, gestor do MOVE+ da ADENE, explica os contornos deste programa e as vantagens do mesmo para as frotas de pesados.

Qual é o enquadramento da certificação MOVE+ no âmbito da ADENE?
A ADENE é a agência para a energia que desenvolve a sua missão no setor da energia e do nexus água-energia, sendo que a mobilidade surge também como área de atuação. De forma a ter o reconhecimento junto do grande público e de entidades do setor, a ADENE criou o MOVE+, e posteriormente avançou com o MOVE+ frotas que está em operação para viaturas ligeiras desde 2020. Em 2022 prevemos chegar às frotas de pesados de mercadorias e mistas e, mais tarde, a frotas de pesados de passageiros.

De que forma o MOVE+ pode ser implementado nas frotas de pesados?
O MOVE+ é um sistema aberto que pretende uma elevada taxa de adoção, também pelas frotas de pesados de mercadorias, portanto as barreiras à entrada são mínimas ou praticamente inexistentes. A metodologia de classificação MOVE+ foi desenvolvida pela ADENE, que reconhece os técnicos que a podem aplicar. Uma entidade com frota de pesados de mercadorias ou mista pode recorrer aos auditores MOVE+ e assim fazer a avaliação da situação atual da sua frota e identificar oportunidades de melhoria. As renovações da classificação são anuais, onde há lugar a uma apreciação da evolução do plano de ação da frota e uma atualização do certificado.

Que vantagens existe para um transportador ter a certificação MOVE+ Pesados?
A metodologia avalia a performance das entidades nos temas com impacto na eficiência energética da frota: viaturas, condutores, manutenção e operação, permitindo identificar desde logo ações concretas com impacto na eficiência energética da frota. Para além dos benefícios operacionais, a existência de um certificado, com uma classe energética de F a A+, facilita a comunicação e mobilização de todas as partes interessadas, quer dentro da organização, quer  com os clientes e fornecedores. Nos projetos piloto realizados, em dois casos mais típicos de logística, internacional e inter-regional, as poupanças identificadas podem chegar aos 4 milhões de Euros por ano, que representam cerca de 17% do custo com energia destas entidades. No total das frotas nacionais, estimamos um potencial de redução anual de 450 mil toneladas de emissões de CO2, o equivalente a 10% das emissões associadas ao total de viaturas pesadas nacionais (de mercadorias e de passageiros). Em 2022 contamos reforçar ainda mais este potencial, com o MOVE+ para frotas de pesados de passageiros e tudo isto sem considerar a inclusão de novas fontes de energia (gás natural, energia elétrica ou hidrogénio).

Qualquer empresa de transportes que tenha um camião, 100, 200 ou 300 camiões pode obter esta classificação?
Qualquer empresa com uma frota pode obter a classificação MOVE+. Talvez a metodologia não seja apelativa para uma entidade com apenas um camião, mas se existirem viaturas ligeiras nessa mesma empresa, a certificação continua a fazer sentido e será sempre uma forma dessa entidade valorizar a aplicação da metodologia MOVE+ na escolha dos seus fornecedores.

Como podem as empresas garantir que retiram o máximo partido da metodologia MOVE+?
Nas frotas de viaturas ligeiras tentamos incutir às entidades aderentes a formação os seus gestores de frota, muitas vezes os gestores de frota vêm das áreas da gestão ou das compras e estes temas da eficiência energética ou da descarbonização acabam por ser pouco trabalhados e as oportunidades acabam não ser aproveitadas. Esta abordagem foi um sucesso a avaliar pelo feedback da formação até agora. Queremos replicar esta abordagem nos pesados de mercadorias, capacitar os gestores de frota e a sua equipa para serem os primeiros a identificar as oportunidades de otimização da operação do ponto de vista energético, bem como agentes ativos na transição energética que chegará a médio prazo a este setor.

Que custos tem para a empresa a certificação MOVE+?
A emissão da classificação MOVE+ tem o custo de 900 Euros no primeiro ano e de 450 Euros nas renovações anuais subsequentes, a estes valores acresce o valor do trabalho do auditor MOVE+.

Que tipo de alterações normalmente são sugeridas às frotas de camiões?
As medidas sugeridas variam de acordo com o tipo de operação da frota. No fim do processo de auditoria podemos ter medidas no momento de aquisição de viaturas, como maior percentagem de viaturas EUROVI, instalação de acessórios aerodinâmicos, exigir os dados de consumo VECTO das viaturas no momento da aquisição das viaturas. Mas também no pós-venda, commelhor e mais frequente verificação da qualidade do óleo e dos filtros, pneus mais eficientes, recorrendo à etiqueta energética dos pneus, entre outros. Sem esquecer também, a monitorização de indicadores da operação com impacto na eficiência energética, tais como a taxa de ocupação média, taxa de quilómetros em vazio ou taxa de tempo ao ralenti e a existência de metas associadas a estes indicadores.

ADENE
Hélder Rodrigues
214 722 800
movemais@adene.pt
www.movemais.pt

Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 37 de dezembro 2021/janeiro 2022. Consulte aqui a edição.

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