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Aditivos: Variedade e abrangência

Os aditivos estão a adaptar-se à evolução constante dos motores e exigências tecnológicas dos veículos, sendo cada vez mais procurados pelas oficinas como fonte extra de rentabilidade.

Adicionados aos combustíveis, ao óleo do motor, caixa de velocidades ou ao líquido refrigerante, os aditivos têm uma oferta cada vez mais abrangente, procurando adaptar-se aos vários tipos de motorizações.

Os fabricantes procuram formulações que se adaptem a vários veículos, por forma a oferecer produtos com aplicações em vários tipos de veículos. Segundo alguns especialistas, a utilização de aditivos, tanto em veículos mais modernos como mais antigos, tem um efeito benéfico na eliminação de resíduos, assim como na otimização da combustão, aumentando a vida útil e desempenho do motor, assim como a redução de emissões de gases poluentes. “Um motor limpo é a garantia de evitar problemas mecânicos graves e de garantir que a máxima performance é sempre alcançada, com a devida redução de consumo e de emissões poluentes. Desta forma, em cada mudança de óleo é essencial fazer a limpeza interna do motor”, refere Cláudio Delicado, da Liqui Moly. Segundo a Motul Ibérica, o uso de aditivos justifica-se porque “nos veículos atuais e devido ao uso que lhes é dado, surgem algumas anomalias de funcionamento do motor, tais como: perda de rendimento do motor, ralenti irregular, falta de potência do veículo no início do trajeto, consumo de óleo excessivo, a redução do período de troca de óleo, ou um aumento incomum no consumo de combustível, e o consequente aumento das emissões poluentes. Estas anomalias operacionais são normalmente produzidas pelo acumular de resíduos dentro do circuito de lubrificação do motor, ou nas suas partes críticas, como os anéis de compressão do pistão, que não puderam ser evacuados pelo sistema convencional de limpeza do óleo lubrificante e filtro”.

Por sua vez, Carlos Rosa, da Best Stock, indica que “os aditivos, quando usados conforme as instruções, ampliam a longevidade dos motores consideravelmente. Os aditivos devem ser utilizados de uma forma preventiva e não em último recurso, quando já existem problemas graves com reparações dispendiosas”. De acordo com a Berner, os aditivos para motor são essenciais para este processo tendo em vista a melhoria do rendimento dos motores, quer sejam a diesel ou a gasolina. A Würth segue a mesma linha de pensamento, indicando que a utilização regular dos seus aditivos contribui para aumentar a vida útil do motor, otimizando a sua potência e redução do consumo de combustível. A PÓS-VENDA foi conhecer a oferta de algumas das mais reconhecidas marcas do mercado que comercializam aditivos.

MOTOR CLEANER
Formula EP3
www.ep3.com
A Formula EP3 comercializa o Motor Cleaner, um aditivo de limpeza desenvolvido para remover sujidades e contaminações no interior do motor causadas por má combustão, regenerações DPF incompletas, entre outras. Segundo a EP3, ao misturar o Motor Cleaner no óleo do motor, irá limpar e eliminar os ruídos das válvulas, eliminar as lamas negras e os ácidos no interior do motor e nos canais de lubrificação, melhorando a compressão e as emissões poluentes, assim como preservar as propriedades do óleo, prolongando vida útil da válvula EGR, turbo, filtro FAP, e do catalisador.

BERNER
www.berner.pt
A Berner disponibiliza uma gama de aditivos para vários tipos de motor. A marca dispõe de uma gama de produtos de conservação dos motores e dos seus componentes: o tapa fugas de radiador, para reparação de pequenas fissuras no radiador; limpeza de motor, à base de óleo; limpeza de radiadores, para limpeza efetiva do radiador do veículo; limpeza de filtros de partículas, sem necessidade de desmantelamento do sistema; limpeza de carburadores e injetores, uma novidade na gama de produtos Berner, adequado a todo o tipo de motores, recomendado para quem habitualmente faz pequenos percursos. Neste grupo de produtos a Berner oferece ainda o AdBlue Solution, produto com base numa solução de ureia em água desmineralizada com 32,5%, adequado a motores diesel equipados com catalisadores SCR. Com este produto a Berner garante proteção, manutenção, redução de emissões e consumo e aumento de desempenho, promovendo a longevidade e rendimento dos motores.

VALVOLINE
Krautli
www.krautli.pt
A Valvoline disponibiliza um vasto conjunto de aditivos: o Cooling System Stop Leak, um selante para sistemas de refrigeração; o Petrol System Cleaner, um aditivo de limpeza para motores a gasolina, que limpa todo o sistema de injeção de combustível, reduzindo os depósitos, diminuindo a emissão de gases de escape e resolvendo problemas com desempenho e o consumo de combustível; o Diesel System Protector, um aditivo de alto desempenho para todos os motores diesel, que limpa e protege todos os componentes em contato com o combustível; disponibiliza ainda o Engine oil treatment, um pacote especial de aditivos para melhorar o desempenho do óleo do motor. A Krautli destaca o Engine Oil System Cleaner, um concentrado de limpeza com uma formulação que remove depósitos e dissolve resíduos. Este produto é recomendado para ser usado a cada troca de óleo, para remoção de toda a sujidade solúvel e depósitos, prevenção da contaminação precoce do óleo. Adequado para motores a gasolina e diesel e para todos os óleos de motor mais comuns.

SONAX
Krautli
www.krautli.pt
A Sonax comercializa:
>> Aditivos para óleo: Oil Enhancer (mantém a viscosidade do óleo estável e a pressão do óleo mesmo em altas temperaturas; Smoke Reducer (redução de fumos, com fórmula viscosa que impede a queima excessiva e fuga de óleo);
>> Aditivos para combustível: Octane power (aumenta o número de octanas em gasolina com e sem chumbo, aumentando o desempenho dos motores); Fuel System Cleaner (limpeza do sistema de combustível. Limpa carburador, válvulas de admissão, câmaras de combustão, coletores de admissão, cabeçotes e cabeças de pistão); Fuel Injection and Carburator Cleaner (limpeza de injetores e carburadores; Lead ADD (substituto de chumbo);
>> Aditivos diesel: Diesel System Cleaner (remove depósitos danosos de todo o sistema Diesel e mantém-no limpo.); Diesel System Protectant (proteção de sistemas diesel common-rail);
>> Manutenção: Easy Off Engine Cleaner Flush (limpeza interna do motor. Otimiza a próxima troca de óleo, evitando a contaminação do novo óleo com impurezas).

FAHER
Mundialub
www.faher.pt
O Motor Flush é um novo produto da Faher, destinado à limpeza interna do motor, seja a gasolina ou diesel. Segundo a Faher, este produto elimina de forma eficaz todos os resíduos e compostos prejudiciais que se formam dentro do motor. As micropartículas eliminadas e dissolvidas pelo Motor Flush saem com a drenagem do óleo velho. A embalagem de 250ml de Motor Flush é suficiente para tratar até oito litros de óleo. Basta acrescentar todo o conteúdo da embalagem ao óleo velho em quente, de modo a que a limpeza seja mais eficaz. O Motor Flush tem a particularidade de limpar sem danificar qualquer componente do motor, incluindo bomba de óleo, pois contém na sua fórmula uma percentagem de anti-fricção, evitando a gripagem das peças.

RISLONE
Prosper Popularity
www.prosperpopularity.pt
Para tratamento de motor, a Prosper Popularity disponibiliza:
>> Rear Main Seal Repair – Impede as fugas de óleo, veda fugas no vedante principal traseiro, no came e na tampa da caixa de distribuição, restaura vedantes gastos e endurecidos. Para motores a gasolina e a gasóleo.
>> Oil Seal, Engine Oil Burning & Leak Repair – Repara fugas nos vedantes principais frontais e traseiros, Veda todas as restantes fugas, Impede o consumo e a combustão de óleo, resolve problemas do vedante da haste da válvula. Mistura sintética para todos os motores.
>> Compression Repair – Renova motores gastos, restabelece a compressão, restaura a potência perdida e repara fugas de gases do motor.
>> Ring Seal Smoke Repair – Impede o fumo de escape azul. Reduz a combustão de óleo, veda pistões e anéis gastos.
>> Nano Prime Engine & Oil Additive – Lubrificação de próxima geração, lubrificação e proteção de nível nano, reduz a fricção, o calor e o desgaste no motor, limpa, lubrifica, evita sedimentos e aumenta o desempenho.

HOT SHOT´S SECRET
Best Stock
beststock@sapo.pt
A Best Stock importa e comercializa aditivos da marca Americana Hot Shot´s Secret, entre eles:
>> Stiction Eliminator – Eliminador de aderência para motores a gasolina e diesel, que remove os resíduos pegajosos que se acumulam nos injetores. Lubrifica e limpa o lodo e o verniz criados pelo óleo queimado. Lubrifica turbo, anéis, bomba de óleo e tudo o que o óleo toca. Reduz o desgaste, melhora a economia e restabelece a potência.
>> TBN Booster – Estabilizador de óleo fortificado. Aumenta o número base total, restabelece os detergentes, a viscosidade que se perde ao longo do tempo, fortalece e estabiliza o óleo, permite intervalos maiores, diminui a oxidação, consumos e perdas de óleo.
>> FR3 – Redutor de fricção com redução de desgaste, com propriedades exclusivas sintéticas. Amplia a estabilidade reduz cisalhamento, oxidação e aumenta a resistência. Melhora e protege os motores, aumenta a potência e reduz consumos. O único com três lubrificantes patenteados, incluindo um nano lubrificante.

5-TECH
www.infivetech.pt
A 5-Tech Professional Technology comercializa produtos de marca própria, nomeadamente dois aditivos de combustível:
>> Inject & Valve Cleaner – O Inject & Valve Cleaner foi formulado para substituir as máquinas de limpeza de injetores. Para motores a diesel ou a gasolina, mais antigos ou os recentes Multi ject, Tdi ou Fsi.
>> All Systems Cleaner – Produto de limpeza para dissolução de betumes, lamas, lacas e vernizes que estão presentes no crude e escondidos no óleo, na gasolina, no gasóleo, no LPG e mesmo no gás natural comprimido. Também é utilizado para todos os tipos de lubrificantes em sistemas hidráulicos, filtros de partículas desmontados e para remoção de óleo sujo dos radiadores. Os lubrificantes de extrema pressão adicionados no All Sistems Cleaner garantem a proteção das partes mecânicas sujeitas a fricções.
>> Tratamentos combinados: O Inject & Valve Cleaner pode ser usado complementarmente com o All Systems Cleaner, adicionado ao mesmo combustível.

MILLERS OILS
FMF
www.fmf-ferramentas.com
A introdução dos aditivos modernos na gama da Millers Oils foi em 1995 com o Diesel Clean, que limpava injetores, lubrificava e aumentava as cetanas do gasóleo. Na década de 90 foi adicionado o VSP que lubrificava as sedes de válvula para substituir o chumbo na gasolina. Hoje a gama contem a gama Ecomax e o VSPe que combate os efeitos nocivos do etanol na gasolina. Inclui produtos para carros clássicos, carros do dia-a-dia, limpeza do interior do motor, competição automóvel e pesados, com 19 aditivos. Inclui produtos para tapar fugas de óleo, aditivos para combustível que lubrificam e limpam injetores e ainda aumentam as octanas ou as cetanas, para limpar os escapes e os DPF e um produto para proteger a gasolina para períodos longos de paragem. O Programa de Rendimento e Emissões (EPP) da Millers Oils é um programa profissional para oficinas. O serviço EPP é feito para manter o sistema de combustível do motor limpo. Ajuda a resolver problemas comuns que podem passar despercebidos e não podem ser resolvidos numa revisão normal.

WURTH
www.wurth.pt
A gama de aditivos Wurth foi testada e certificada pela TUV, tendo sido aprovada com distinção para as exigências do mercado automóvel, estando indicada para as áreas de aplicação gasolina, gasóleo, óleo, e sistemas de refrigeração. Nesta gama estão incluídos dois produtos de maior eficácia no mercado para o tratamento e limpeza de filtros de partículas. O produto indicado para o Tratamento do Filtro de Partículas Diesel da Wurth favorece a regeneração do ptfiltro de partículas, prevenindo eventuais problemas tais como os normalmente provocados por interrupções de regeneração. O produto para limpeza do filtro de partículas da Wurth contem características muito próprias na sua composição, permitindo assim a eliminação dos resíduos acumulados no filtro de partículas, solta e remove sedimentos de carbono nos filtros de partículas. Extremamente económico, uma vez que não é necessário instalar um novo filtro de partículas.

MOTUL
www.motul.com/es/pt
A Motul dispõe do Motul Engine Clean, um produto que, misturado com o óleo do motor, dissolve e remove todos os depósitos que se formam e permanecem acumulados ao longo do circuito de lubrificação e que impedem o funcionamento normal de alguns mecanismos como segmentos, tuchos hidráulicos, bomba do óleo, válvula reguladora de pressão, etc. Fornece adicionalmente proteção anti-desgaste para as peças metálicas e regeneradora para as juntas e vedações de material mais macio. Para todos os veículos com motor a quatro tempos, diesel e gasolina, GPL, GNC e biocombustíveis. O Motul Engine Clean dissolve as impurezas em partículas muito finas e incorpora-as no fluxo do lubrificante perfeitamente dispersas, deixando o motor completamente limpo. Não utiliza detergentes agressivos. Também adiciona uma proteção suplementar contra o desgaste, para que nenhum elemento mecânico seja afetado, ao mesmo tempo que fornece lubrificação regenerativa para todos os materiais de elastómeros das juntas e retentores.

LANCAR
lancar.com.pt
A Lancar comercializa o Lancar LCA, um produto de limpeza do circuito de óleo que elimina os depósitos de sujidade que se geram nos motores, caixas de velocidades e diferenciais, com: limpeza à base de óleos, dispersantes e detergentes que protegem o motor ou caixa; sem dissolventes; prepara o motor ou caixa para o óleo novo; seguro para uso a cada mudança de óleo; ajuda a equilibrar as compressões, libertando segmentos obstruídos e a eliminar ruídos de touches hidráulicas; limpa os veios de lubrificação do turbo; nos casos em que se usa Lancar LCA para eliminar ruídos de touches, consumo por segmentos, etc., é recomendado adicionar Lancar TA ou Lancar Ceramic na mudança de óleo seguinte; cumpre a sequência IIIG no motor GM 3.8L/V6; compatível com todos os tipos de óleos de motor e com fluidos ATF; não é compatível com caixas de velocidades tipo CVT ou DCT. Aplicável em motores a gasolina ou diesel. Caixas de mudanças automáticas e manuais (que não sejam CVT ou DCT), redutoras, multiplicadoras, etc.

LIQUI MOLY
www.liqui-moly.com/pt
A Liqui Moly tem diversas opções para limpeza interna do motor: O Engine Flush Plus, o Motor Clean ou, para uso exclusivamente profissional, o Pro-Line Motorspulung. Basta adicionar ao óleo usado, deixar o veículo a funcionar ao ralenti durante 10 minutos e depois desligar o motor e fazer a mudança de óleo e filtro. Mas se o objetivo é garantir um funcionamento perfeito do motor e a sua proteção máxima, a marca recomenda um aditivo anti-fricção. A Liqui Moly disponibiliza três tipos de diferentes proteções: Oil Additiv, Motor Protect e Cera Tec, estes últimos com proteção durante 50 mil km. Para garantir que o sistema de combustível se mantém limpo, a Liqui Moly disponibiliza, no caso dos veículos diesel com o Diesel Spulung, para um efeito mais forte e imediato, ou o Super Diesel Additiv, para um efeito prolongado durante 2000 km. No caso dos veículos a gasolina, deve ser usado o Injection Reiniger. A Liqui Moly possui uma vasta gama, com soluções para todo o tipo de problemas, incluindo uma linha Pro-Line, exclusiva para profissionais do setor.

ADIR VISEU
Spanjaard
www.spanjaard.biz
A Spanjaard comercializa aditivos de motor com várias finalidades:
Correção de desgaste
>> Smoke Doctor (anti-queima de óleo) – Controlo de emissão de fumos de exaustão. Para todo tipo de óleos e motores.
>> Leak Doctor (Anti-fugas de óleo) – Aditivo multifuncional, para todo tipo de óleos e motores.
>> Oil Treatment – Evita o consumo de óleo em motores com muitos quilómetros, aumenta a compressão dos motores, melhora a viscosidade com a temperatura.
Anti-fricção e anti-desgaste
>> “E” Engine Oil Supplement (Anti-gripante) – Aditivo de motor anti-desgaste, potência e restaura as especificações do óleo do motor. Para todo tipo de óleos e motores.
>> Synthetic Ultra Oil (Proteção extra) Desenvolvido para óleos de motor sintéticos, reduz o atrito e resiste a elevadas pressões. Para todo tipo de óleos e motores.
>> Engine Flush – Lavagem interior de motores. Elimina detritos do motor e evita a formação de resíduos de carbono em todo o tipo de motores de explosão.

SINTETICA
JLM
www.jlmlubricants.com
Para limpeza interna do motor, a JLM recomenda o JLM Engine Oil Flush, um produto a ser utilizado em todas as mudanças de óleo. Para motores muito antigos e elevado desgaste, a JLM recomenda JLM Stop Smoke Oil Treatment. A mais recente novidade na proteção interna do motor, o JLM Bortec Oil Additive, é um redutor de fricção interna do motor. Para a limpeza e proteção dos sistemas periféricos do motor de combustão interna, a JLM recomenda o JLM Diesel Injector Cleaner para adição ao Diesel no depósito de combustível. Com a mesma finalidade, a JLM sugere o JLM Rapid Fuel System Clean. Para o sistema de ar, a JLM recomenda o JLM Diesel Turbo Cleaner. Para os depósitos no sistema de admissão, a JLM desenvolveu o JLM Diesel Intake Extreme Clean. Para os motores Diesel, recomenda o JLM Diesel Extreme Clean. Para a limpeza do sistema de injeção indireta a gasolina JLM recomenda o JLM Petrol Injector Clean e para o sistema de injeção direta a gasolina, a JLM recomenda o JLM GDI Injector Clean. Para uma limpeza e proteção mais abrangente, a JLM aconselha o JLM Petrol Extreme Clean.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 54 de março de 2020. Consulte aqui a edição.

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