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Akkocar Autoparts: Dimensão ibérica

8 Agosto, 2022

Alverca é a base a partir de onde opera em Portugal a Akkocar Autoparts, que se dedica à comercialização de lubrificantes, peças e produtos CarCare, num projeto que surgiu no início de 2020.

O negócio da empresa passa pela presença comercial no terreno – que trabalham diretamente com todos os parceiros: oficinas, casas de peças, distribuidores – assim como um armazém com stock que é enviado rapidamente para todo o país, assim como uma plataforma B2B e B2C para venda de produtos online.

LUBRIFICANTES
Sob a marca Akkoil, os lubrificantes são a principal componente do negócio da Akkocar Autoparts. O lançamento oficial da empresa a nível ibérico, assim como dos lubrificantes Akkoil, será feito durante a Motortec 2022, em Madrid. “Temos vindo a trabalhar a marca Akkoil nos últimos dois anos. Inicialmente, fizemos um trabalho muito focado no mercado Português, onde temos três comerciais no terreno: um na zona centro, outro na Grande Lisboa e outro focado na zona sul do país, onde estamos atualmente à procura de um parceiro, distribuidor ou representante da marca. Entretanto, já estamos também a operar no mercado Espanhol, com dois comerciais e uma loja recentemente inaugurada no centro de Madrid”, explica Jorge Dominguez, responsável pela direção comercial de peças e lubrificantes do negócio da Akkocar Autoparts.

Neste momento, é de Alverca que saem todos os produtos para fornecer o mercado português. Temos capacidade de stock para responder a pedidos de qualquer zona do país”. A Akkocar iniciou atividade com 10 referências de produto nos lubrificantes Akkoil, tendo vindo, pouco a pouco, a ampliar a gama. “Os lubrificantes Akkoil são o produto-chave do nosso negócio. Além dos lubrificantes, nos anticongelantes também temos uma vasta família de produtos, assim como nos aditivos, que são comercializados também sob a marca Akkoil. Apesar da pandemia, estivemos muito ativos nos últimos dois anos, a desenvolver e a colocar novos produtos no mercado.

Em Portugal, temos tido um feedback muito bom por parte dos clientes, pela qualidade dos nossos produtos, e a nossa estratégia atual é ganhar reconhecimento no mercado”, indica o responsável.

PEÇAS
Neste momento, a Akkoil comercializa produtos para veículos ligeiros e pesados, mas também para o setor agrícola e industrial. “Temos quatro linhas de produto, para os vários setores, com todas as especificações. Dispomos de um catálogo bastante completo, que satisfaz a maioria das necessidades do mercado. Mas, dependendo das tendências do mercado, podemos começar a produzir um determinado produto novo. Somos muito dinâmicos e acompanhamos sempre as necessidades que possam surgir no mercado. Os nossos comerciais fazem uma comunicação bilateral e trazem informação sobre aquilo que o mercado procura”.

A Akkocar Autoparts comercializa também outro tipo de produtos: peças, sob a marca Denckermann, com 25 famílias de produto, e baterias, sob a marca própria AkkoBattery. “Nas peças, baterias e lubrificantes, operamos com três modalidades: serviço direto, serviço de fábrica – com outras condições –, ou serviço do exterior. Vendemos também peças e lubrificantes na nossa plataforma online, para o cliente profissional e particular, pois o site está otimizado para suportar as duas vertentes. Além da compra de produtos online, a plataforma pretende ser uma ferramenta importante para o cliente profissional, que pode utilizá-la para identificar peças por matrícula e orçamentar serviços para o seu cliente”. Nas peças, Jorge Dominguez não descarta a hipótese de a empresa desenvolver também uma marca própria no futuro. “Trabalhar com marca própria nas peças será algo que vai ao encontro da estratégia que estamos a definir. Por isso, mais tarde ou mais cedo, é algo que irá acontecer. Ter uma marca própria é mais do que um rótulo, pois dá-nos a possibilidade de produzir exatamente aquilo que pretendemos, com fichas técnicas e especificações que vão ao encontro daquilo que queremos oferecer aos nossos clientes”. Jorge Dominguez indica que a empresa pretende crescer, com mais um armazém em Portugal, “por forma a termos um armazém na zona norte e outro na zona sul do país. Além disso, pretendemos também ter um grande armazém de distribuição na zona de Madrid, para responder mais rapidamente ao mercado espanhol”, conclui.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 79 de abril de 2022. Consulte aqui a edição.

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