Ver todas

Back

AM3: Oficina com estratégia definida

19 Setembro, 2025

Nasceu da conjugação de esforços de um mecânico com experiência e de um empresário, com a intenção de dinamizar um negócio oficinal estruturado, com futuro e orientado pela qualidade de serviço.

Artigo publicado na edição n.º 118 da REVISTA PÓS-VENDA.

Com dois anos de existência a AM3 é uma oficina de automóveis multimarca gerida por um mecânico (Milton Machado) e por um empresário / cliente (Jorge Moreto). Milton Machado há 15 anos que desenvolve a sua profissão de mecânico, passando por outras oficinas (independentes e de marca), onde ganhou um capital de conhecimento e experiência muitos grande. “Sabendo de onde vinha e como trabalhava, juntamos o que de melhor cada um tinha para oferecer, desenvolvendo um projeto muito pensado, muito estruturado e muito planeado”, refere Jorge Moreto, ficando deste logo definido que como estratégia “o objetivo passa por atender aos veículos que têm um valor de mercado importante, mas em que os seus proprietários já não querem gastar tanto Onas manutenções, quanto gastavam nas marcas, mas procuram que o seu carro continue a ser bem cuidado”.

Dessa forma todo o projeto foi pensado, em termos de dimensão da oficina, na forma de atender, no rigor técnico, na qualidade do material utilizado nas manutenções, para atender esse segmento de clientes. “Nós por estratégia não recusamos veículo nenhum, o que abdicamos é do proprietário de um automóvel que não seja adequado ao nosso serviço, isto é, se o proprietário quer que o seu carro seja bem cuidado ele então é sempre bem vindo à nossa oficina”, refere Jorge Moreto, acrescentando que “nós fazemos o serviço com o rigor que tem que ser feito, com o preço adequado ao mesmo, mas com um diferencial importante para o que a marca cobra pelo mesmo serviço”.

Numa fase inicial a empresa focou-se na especialização em carros alemães, mas o posicionamento foi ajustado à atual assinatura desta oficina, que é “Quality Cars Services”. “O foco está na qualidade do serviço e não na origem do veículo, por isso também não pretendemos usar o conceito multimarca, pois ele é muito generalizante e pode existir alguma confusão com redes oficinais”, afirma Jorge Moreto. Com o foco no cliente particular, mesmo estando situado numa zona de forte implementação de stand de automóveis usados, de fora ficaram os serviços de chapa e pintura, sendo que o foco são os serviços de mecânica e de eletrónica. Atendendo a que existe mesmo ao lado uma grande casa de pneus, os serviços de pneus e alinhamento, são subcontratados com esse parceiro.

Para seguir com o seu projeto, focado na qualidade de serviço, as peças usadas na manutenção são de qualidade OEM, porém “se o cliente também quiser peças com o logotipo das marcas de origem, também podemos trabalhar, mas o cliente saberá que pagará mais pelo mesmo produto”, refere Milton Machado. Utilizando duas modernas máquinas de diagnóstico, um pouco mais avançadas em termos de disponibilidade técnica, o técnico Milton Machado refere que para a sua equipa se manter atualizada acaba por ser estrutural a aposta na formação constante e regular. “Estamos sempre em formação, mesmo repetindo algumas formações que já fizemos há alguns anos, mas nós queremos estar o mais atualizados possível”, refere o responsável técnico da AM3, reconhecendo que “a formação é essencial para nos mantermos atualizados constantemente, o que já está a acontecer também com a formação ao nível da eletrificação”.

O que era um recente projeto sobre a manutenção de veículos elétricos, já se passou para a fase de execução, o que obrigou também ao aumento das instalações, em parte para dinamizar este tipo de serviços num futuro a breve prazo. Segundo os responsáveis da AM3, trata-se de um passo natural para uma oficina independente, tanto mais que para Jorge Moreto o parque de veículos híbridos Plug-in e elétricos é quase de 10%, pelo que “nos próximos anos, dois a três, esse parque vai ser seguramente maior e vão começar a precisar de serviços, também de mecânica, pelo que nós queremos estar preparados para isso”, revela Jorge Moreto, que diz que na região Oeste são pouco ou nenhumas as propostas existentes a este nível. “São clientes que normalmente têm por natureza ser mais exigentes do ponto de vista da prestação do serviço, pois pagaram mais pelo seu veículo, pelo que procuram melhores serviços, que é exatamente onde nós estamos posicionados”, revela o mesmo responsável.

Apesar de abordados, não existe intenção dos responsáveis da AM3 se juntarem a uma rede oficinal, já que existe um projeto de desenvolvimento definido para esta oficina, que foi estudado e pensado, mas também porque “do ponto de vista técnico o trabalho é bem feito e existe um processo de maturação, como em qualquer projeto, que está a ser feito”, diz Jorge Moreto, acrescentando que “não queremos interromper este processo e vemos que pertencer a uma rede pode ser limitante e não nos aporta muito nesta fase”.

Com uma equipa de cinco profissionais, com duas vagas em prospeção, que entroncam no crescimento que a oficina está a sofrer, os responsáveis da AM3 querem agora aumentar o número de clientes, sendo que estatisticamente seis em cada dez novos clientes chegam por recomendação de outros clientes. Outros objetivos de longo prazo, passa por ter mais unidades, como poder diversificar os serviços sempre dentro do setor automóvel: “estamos convictos que a marca AM3 tem potencial para isso”, conclui Jorge Moreto.

Ficha da oficina:

NOME: AM3
DATA DE CONSTITUIÇÃO: 2023
GERENTES: Milton Machado e Jorge Moreto
MORADA: Caldas da Rainha
SITE: www.am3.pt
EMAIL: am3@am3.pt
REDE OFICINAL: Não
NÚMERO DE EMPREGADOS: 5
SERVIÇOS: Mecânica e eletrónica
LEMA: Quality Car Services

PALAVRAS-CHAVE