A ZF Aftermarket comercializa atualmente três marcas da ZF Aftermarket: SACHS, TRW e BOGE. A empresa analisou o mercado e falou sobre a sua oferta de produtos à PÓS-VENDA.
“As gamas de amortecedores da ZF Aftermarket incluem, entre outros, amortecedores hidráulicos e a gás, amortecedores pneumáticos, elétricos, tanto em tecnologia bitubular como monotubular. Para além dos amortecedores, a nossa oferta também inclui uma gama de produtos complementares como os kits de proteção do pó e kits de montagem. No caso das marcas SACHS e TRW disponibilizamos amortecedores não só para veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros, mas também para veículos pesados”, explica fonte da ZF Aftermarket.
“Uma das novidades lançadas recentemente é a gama de amortecedores pneumáticos da marca SACHS. Fabricados segundo os padrões do equipamento original, estes componentes oferecem um comportamento de condução original e podem ser instalados de forma simples graças ao seu design “plug-and-play”, que inclui todas as peças de montagem necessárias.
A ZF Aftermarket já disponibiliza 22 referências de amortecedores pneumáticos para diversos modelos como o Audi Q7, o Porsche Cayenne e o VW Touareg. Nos próximos meses, a gama será alargada para incluir aplicações para modelos Mercedes-Benz e Land Rover. Apostamos muito no lançamento de novas referências e o constante aumento da cobertura de mercado para as três marcas: SACHS, TRW e BOGE.
Este aumento de cobertura não se refere apenas aos amortecedores, mas também aos restantes componentes desta gama de produto: kits de proteção do pó e kits de montagem”.
Quais os desafios colocados em termos tecnológicos para os amortecedores, sobretudo para os novos veículos elétricos?
Os amortecedores em veículos elétricos apresentam vários desafios tecnológicos. Em primeiro lugar, as baterias dos veículos elétricos são sensíveis a vibrações e impactos, pelo que os amortecedores devem minimizar essas vibrações para proteger as baterias e outros componentes eletrónicos delicados. Além disso, os veículos elétricos são mais silenciosos do que os de combustão interna, o que torna qualquer ruído ou vibração mais percetível. Por conseguinte, os amortecedores devem ser especialmente eficazes para manter uma condução suave e silenciosa. Por outro lado, os amortecedores devem ser duráveis e eficientes para suportar o peso adicional das baterias e outros componentes elétricos. Atualmente, novos materiais e tecnologias estão a ser desenvolvidos para melhorar a eficiência e durabilidade dos amortecedores em veículos elétricos. Isso inclui o uso de materiais mais leves e resistentes. Esses desafios impulsionam a inovação no design e na fabricação de amortecedores, contribuindo para o avanço da tecnologia dos veículos elétricos.
Que tipo de apoio técnico / formação disponibilizam às oficinas?
O principal pilar do nosso apoio técnico às oficinas é o conceito ZF [pro]Tech (protech. zf.com/pt), um programa gratuito que oferece acesso a instruções de montagem, campanhas de serviço dos fabricantes e outros conteúdos técnicos exclusivos, diretamente aplicáveis no dia a dia da oficina. Complementamos este apoio com o portal da ZF Aftermarket (aftermarket. zf.com), onde todas as oficinas podem consultar gratuitamente informação técnica detalhada sobre os nossos produtos. Além disso, disponibilizamos formação técnica às oficinas, para além de várias outras ações comerciais.
De que forma se poderá sensibilizar as oficinas para a importância da verificação dos amortecedores para a segurança dos veículos?
Devemos continuar com o trabalho de informar os condutores sobre o perigo que representa conduzir um veículo com amortecedores em mau estado. Além disso, é importante lembrar que a substituição dos amortecedores é uma das operações que geralmente são realizadas após a recomendação da oficina, a fim de recuperar a perda de segurança e conforto do veículo, causada pelo desgaste progressivo dos amortecedores, o que é quase impercetível para o condutor, que adapta a sua forma de conduzir ao estado desses componentes. Daí a importância vital das verificações realizadas pelas oficinas.
Qual a cobertura atual do parque circulante das vossas gamas de amortecedores?
Atualmente, temos uma cobertura de mais de 98% do parque europeu de veículos.









