Ver todas

Back

ANCERA apresentou 1.º estudo do mercado Espanhol em 2023

26 Abril, 2023

A Associação Nacional de Comerciantes de Equipamento, Peças e Acessórios (ANCERA) apresentou o seu primeiro estudo de atividade de 2023 para o setor, no mercado Espanhol.

Neste estudo, a distribuição independente de peças de reposição em Espanha reflete um crescimento de 15% no primeiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2022. Além disso, 95% dos revendedores de peças de reposição relataram crescimento durante este período.

Um resultado que, para Nines García de la Fuente, presidente da associação, reflecte “um início de ano dinâmico e positivo, para o qual a inflação homóloga contribuiu em certa medida. O setor continua a preocupar-se com o aumento dos custos: logística, energia, inventário, pessoal, etc. Para além de outros aspectos recorrentes como a rentabilidade, a digitalização, o stock e os registos”.

Previsões positivas
O estudo indica previsões positivas para o resto do ano de 2023. Para o segundo trimestre do ano, os inquiridos prevêem um crescimento de 8%, um pouco mais moderado do que o alcançado no primeiro trimestre. Para além disso, esperam terminar o ano com um crescimento de 7%.

“Somos um setor cauteloso e isso reflecte-se numa perspectiva moderada para o resto do ano. Os comerciantes de peças sobressalentes são mais optimistas nas suas previsões para o ano em comparação com o inquérito anterior e, além disso, o número de inquiridos que esperam crescimento em 2023 como um todo aumentou. A análise do estudo convida ao optimismo”, afirma Carlos Martín, Secretário-Geral da ANCERA.

PALAVRAS-CHAVE