Ver todas

Back

ANCERA reuniu aftermarket em Espanha

15 Junho, 2022
367 Visualizações

Decorreu no passado dia 9 de junho, a 34º edição do Congresso da ANCERA, no IFEMA em Madrid, que reuniu cerca de 270 membros do setor aftermarket auto em Espanha.

A ANCERA reuniu algumas das principais vozes do aftermarket automóvel em Espanha, que explicaram, perante uma audiência de 270 inscritos, os principais desafios, no campo económico e social, que envolvem este setor.

Após as boas-vindas, a ANCERA, liderada por José Luis Bravo, presidente da associação, prestou homenagem à DGT, representada por Cristóbal Cremades Rodríguez, Chefe Provincial de Trânsito de Madrid. Esta responsável agradeceu: “a distinção dada à DGT por este grande congresso do setor do aftermarket”, que traz “valor e inovação ao setor automóvel”.

Em seguida, David Moneo, o diretor da IFEMA Mobility, fez um balanço do Motortec 2022: Os números finais do Motortec 2022 apontaram para 491 expositores e 1.200 marcas representadas, o que representa um crescimento de 5%.

O colóquio “Análise e reflexão sobre as tendências e regulamentações do setor” foi um ponto de viragem no Congresso. As vozes de especialistas do setor que trabalham dia a dia nas instituições europeias para defender o pós-venda, explicaram a situação atual do setor e os desafios de curto prazo. Eleonore Van Haute, assessora da FIGIEFA; Jordi Brunet, Secretário Geral da EGEA; Juan Carlos Martín, da AD Parts e Vice-Presidente da ANCERA; e Carlos Martín, secretário-geral da ANCERA, colocaram na mesa as preocupações internacionais do setor e o que se espera nos próximos meses.

Paloma de la Puente, sócia da Conese, apresentou a 2ª edição do Prêmio Compromisso Social no Pós-venda, organizado pela ANCERA e SERNAUTO e que acontecerá durante o mês de dezembro de 2022.

Após o networking dos congressistas, Fernando López, diretor geral do GiPA,fez a sua apresentação com o tema “O que aconteceria com o pós-venda se o mundo parasse agora?”, no qual analisou como evoluirá nos próximos anos a quota de mercado do aftermarket independente face à marca, rácio que atualmente é de 74,4% para IAM contra 25,6% para OE, e fez uma previsão: “Em 2025, o IAM cresceria para 75,6% em detrimento do OE , que cairia para 24,4%”.

O comunicador Marc Vidal deu a sua palestra “Está a tempo do futuro?”, uma visão de “como temos de nos adaptar às mudanças para melhorar o nosso ambiente pessoal e profissional” perante um futuro marcado pela revolução tecnológica.

A ANCERA entregou ainda, no final do evento, o Gold Badge a Josep Bosch, fundador e presidente da AD BOSCH, presidente da AD Parts e presidente honorário da AD International. O prémio reconhece a trajetória profissional e dedicação ao pós-venda em geral e ao setor de peças de reposição em particular. Josep Bosch fez um alerta ao setor e à sociedade “reivindicando o papel crucial da distribuição independente como garantia do futuro da oficina livre”.

José Luis Bravo pôs fim a um Congresso que durou toda a manhã de 9 de junho e que teve seu prelúdio no dia anterior com a assembleia geral e posterior networking.

O presidente da ANCERA apontou as chaves deste evento na forma de um resumo de cada uma das intervenções e convocou os participantes para o próximo 35º Congresso da ANCERA em 8 de junho de 2023, no IFEMA.

PALAVRAS-CHAVE