Ver todas

Back

ANCIA apresenta manual de boas práticas para os Centros de Inspeção Automóvel

5 Maio, 2020
2345 Visualizações

A ANCIA (Associação Nacional dos Centros de Inspeção Automóvel), elaborou um manual de boas práticas de Combate à COVID-19 pelos Centros de Inspeção Automóvel. Diz a ANCIA que o setor está preparado para receber os clientes.

Na sequência do estado de pandemia derivado do novo coronavírus (COVID-19), a ANCIA defendeu desde o início a implementação de um conjunto de medidas de contingência de modo a minimizar o risco de transmissão e propagação deste vírus, tendo os Centros de Inspeção implementado, com sucesso, as medidas de contingência de acordo com a Orientação n.º 006/2020 da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Na continuação deste esforço, e tendo como objetivo um reforço das medidas de contingência e uma permanente adaptação ao atual quadro epidemiológico, a ANCIA elaborou e divulgou pelos Centros de Inspeção associados um manual de boas práticas de combate a esta doença, que apresenta um conjunto de orientações e sugestões de boas práticas com o objetivo de reforçar a informação e sensibilização para o cumprimento das recomendações da DGS.

No documento de doze pontos, são adaptados os procedimentos e metodologias da inspeção técnica de veículos com o objetivo de reduzir contactos e manter as distâncias sociais recomendadas.

Os centros de inspeção são áreas arejadas, destacando-se neste documento a promoção da prévia preparação para a inspeção, tais como, a remoção de quaisquer objetos no interior do veiculo, nomeadamente, cadeiras de crianças ou outros objetos pessoais que interfiram com o ato inspetivo, abrir os vidros de modo a permitir o arejamento do veículo, todos os cintos de segurança colocados assim como colocar em local bem visível o colete retrorrefletor e o triângulo de pré-sinalização.

Não menos importante, são também definidos os meios de proteção aos colaboradores em termos de EPIs, controlo de temperatura corporal e higienização das instalações.

As orientações e boas práticas reunidas neste manual serão atualizadas em função das recomendações da DGS, assim como das instruções técnicas do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT I.P.).

Considera a ANCIA, com a evolução positiva do quadro epidemiológico, o esforço e as medidas de contingência implementadas pelos centros de inspeção, reforçadas com o Manual de Boas Práticas para o combate à COVID-19, o setor encontra-se preparado para retomar de forma gradual e progressiva a atividade.

Os Centros de Inspeção são espaços seguros e oferecem as necessárias condições de segurança.

Veja AQUI o manual de boas práticas.

PALAVRAS-CHAVE