A ANECRA anunciou o seu contentamento com o facto da Proposta de Orçamento de Estado Entregue pelo Governo na Assembleia da República ter inscrita uma medida que prevê a Reintrodução do Incentivo ao Abate de Viaturas em Fim de Vida (matriculados até 2007).
Esta é uma medida com um elevado alcance estratégico, muito em particular numa altura em que o parque automóvel Português se encontra extremamente envelhecido; atualmente muito próximo dos 14 anos de idade media e que a ANECRA tem vindo a defender junto das diferentes instâncias Governamentais desde há vários anos.
Não obstante ainda não termos detalhes dos mecanismos da medida, a ANECRA saúda o facto de a medida estar assente num incentivo de um valor pecuniário a atribuir pelo Fundo Ambiental, contra a aquisição de um veículo novo ou usado zero emissões (até quatro anos), de veículo novo a combustão interna com emissões reduzidas.
Segundo Roberto Gaspar, Secretário Geral da ANECRA, “esta medida terá impactos extremamente positivos aos mais diferentes níveis, em particular nas vertentes, Económica, Social, Ambiental, Energética e de Segurança Rodoviária.
A Associação destaca ainda o facto desta medida avançar na mesma altura e em simultâneo com uma alteração fiscal substantiva no IUC (Imposto Único Circulação Automóvel), com a penalização das Viaturas com Matrícula anterior a 2007 (25€ já em 2024) e que se insere numa logica de uma denominada Fiscalidade Verde.