Ver todas

Back

Ansell: Foco na segurança e proteção do mecânico

26 Maio, 2022
142 Visualizações

Muitos dos serviços oficinais obrigam ao uso de luvas não apenas por razões que se prendem com o bom desempenho da tarefa. O conforto e proteção do mecânico, bem como a questão da segurança e sustentabilidade, são prioridades para a Ansell.

TEXTO PAULO HOMEM

Quem usa luvas da Ansell sente-se mais protegido”. É desta forma que Rúben Gonçalves, sales manager e responsável ibérico para o aftermarket auto da Ansell, qualifica o sentimento de milhões de profissionais que diariamente usam as luvas desta empresa, dizendo ainda que “muitos estão preocupados em vender produtos aos clientes, nós estamos preocupados em vender proteção”.

A Ansell tem um histórico e uma presença bastante forte na origem do automóvel, não existindo quase nenhum fabricante desta indústria, segundo Rúben Gonçalves, que não use luvas da Ansell. Tendo já esta presença no setor automóvel, onde o nível de exigência é muito elevado, e após análise detalhada, a empresa verificou que a sua presença no setor do pós-venda não tinha o mesmo peso. Foi por isso que a empresa decidiu investir nos últimos anos no setor pós-venda, trazendo todo o seu conhecimento e experiência para este setor, o que leva Rúben Gonçalves a dizer que “a escolha da luva certa, assim como do equipamento de proteção individual, não deve ser guiado por modas, mas sim por critérios de conforto, de desempenho e proteção”. É com esta argumentação que a Ansell está a dinamizar as suas luvas no mercado pós-venda (oficinas em geral), alicerçada “a ampla gama de soluções que dispomos permite a um mecânico desempenhar as suas funções da maneira mais segura possível”. Qualquer que seja o tipo de oficinas em questão (mecânica, eletrónica, chapa e pintura, pneus, etc), a Ansell disponibiliza luvas especificas, incluindo oficinas que trabalhem em veículos eletrificados. “A nossa mensagem é que é importante usar luvas para diminuir riscos, mas é ainda mais importante ter a luva certa para cada função. Apesar de estar banalizada a utilização de luvas descartáveis, que a Ansell também disponibiliza, temos a certeza que para outras funções não é a melhor opção de proteção”, refere o responsável da Ansell.

O que a Ansell trouxe ao mercado, de acordo com Rúben Gonçalves, é a noção do risco e a sua mitigação associado à sua extensa oferta de luvas. “Observamos no mercado que o mecânico gosta de investir tempo e recursos a cuidar das suas ferramentas de trabalho, mas que não investem o mesmo tempo nem recursos para se protegerem dos diversos riscos que a própria atividade gera”, afirma o responsável ibérico para o aftermarket auto, alertando que “o dono da oficina e os mecânicos, não podem achar normal ter as mãos sujas de óleo ou de outro resíduos, esquecendo muitas vezes que alguns deles são produtos químicos nocivos para o próprio organismo. É muito importante que se tenha essa consciência e é precisamente essa a mensagem que a Ansell está a trazer ao mercado, tendo sempre a solução de proteção adequada para cada função”. A oferta de luvas da Ansell é proporcional ao risco a que está associada. Diz Rúben Gonçalves que “as nossas luvas descartáveis podem ter várias cores e tamanhos, várias gramagens e diferentes padrões de rogosidade, que se adaptam a diferentes funções, tendo o mecânico várias opções à sua escolha. Temos ainda a gama HyFlex, uma luva de resistência mecânica, de qualidade premium, com muita flexibilidade e respirabilidade, que se adapta perfeitamente ao pós-venda automóvel, que pode ser reutilizada, lavada e higienizada”.

Mesmo para quem já faz a manutenção em veículos eletrificados e elétricos, a Ansell dispõe de luvas certificadas e com todas as normas de segurança para que se possa trabalhar nessa tipologia de veículos. A distribuição dos produtos da Ansell é assegurada em Portugal pela Forwinners, que através da revenda faz chegar às oficinas as luvas deste fabricante, podendo qualquer mecânico testar as luvas gratuitamente (pedindo uma amostra) no site da Ansell (www.ansell.com/pt/pt/).

125 ANOS DE HISTÓRIA

A Ansell é um multinacional, de origem australiana, com mais de 125 anos de história, que está presente em 58 países diretamente (com vendas para mais de 100 países) e que emprega mais de 14.000 pessoas.

Sendo líder mundial, a Ansell investe continuamente em tecnologia de ponta no desenvolvimento e na produção, sem esquecer a distribuição, trabalhando dois segmentos denegócio: industrial e healthcare. Dentro do segmento industrial, a Ansell trabalha em muitas áreas de negócio, onde o setor automóvel se inclui. Como acontece em todas essas áreas, também no setor automóvel a empresa possui um portfólio muitíssimo extenso de produtos (luvas), em que é constante o lançamento de novos produtos que permitem atenuar ou eliminar riscos decorrentes de uma determinada atividade, neste caso nas oficinas. A Ansell contribui para a economia nacional, já que tem em Portugal uma fábrica de luvas, em Vila Nova de Poiares, que emprega mais de 400 trabalhadores.

Refira-se ainda que para a Ansell é tão importante assegurar a proteção de quem usa as suas luvas como a questão da sustentabilidade e proteção ambiental. “Temos a consciência que os riscos e as oportunidades de sustentabilidade surgem em vários pontos da nossa cadeia de valor, desde o fornecimento e produção dematérias-primas até à entrega do produtos” refere Rúben Gonçalves, explicando que “o objetivo da Ansell e o nosso comprometimento está na redução da nossa pegada ambiental. Por isso, o nosso desempenho social e ambiental é tão importante para o valor da nossa marca quanto a qualidade dos nossos produtos”.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 78 de março de 2022. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE