Ver todas

Back

Arnott explica o funcionamento dos sistemas de suspensão pneumática

19 Agosto, 2020

A Arnott explica o funcionamento geral do sistema e componentes de suspensão pneumática.

Embora o conceito de sistema de suspensão pneumática em automóveis de passageiros já tenha sido introduzido na década de 60, o funcionamento do sistema ainda não é do conhecimento comum para a maioria. Segundo a marca, esse é o motivo pelo qual algumas oficinas não oferecem manutenção e reparação de suspensões pneumáticas como parte da sua oferta de serviços.

No geral, um sistema de suspensão pneumática contém os seguintes componentes:

  • Suportes de suspensão pneumática e / ou molas pneumáticas com amortecedores separados;
  • Centralina eletrónica (ECU);
  • Compressor de ar;
  • Bloco de válvula;
  • Reservatório de pressão;
  • Sensores de altura;
  • Mangueiras de ar;

Os amortecedores de suspensão e amortecedores do sistema de suspensão pneumática são semelhantes a um sistema de suspensão convencional, mas as molas de metal são substituídas por molas pneumáticas. No entanto, a mola pneumática tem características diferentes de uma mola helicoidal, portanto, a configuração de amortecimento do choque é ajustada de forma diferente.

A mola pneumática é feita de borracha durável, com uma construção premium com várias camadas de cabos cruzados para fornecer uma integridade estrutural duradoura. Embora os componentes da suspensão a ar sejam peças de desgaste, podem resistir a altas e baixas temperaturas e à abrasão por sujeira e detritos da estrada. Uma construção hermética é fornecida por anéis de crimpagem de aço inoxidável que conectam a borracha abaixo com a parte superior e inferior.

A unidade de controlo eletrónico é o cérebro do sistema. Monitora a pressão do sistema, processa os sinais de entrada dos sensores de altura, controla o bloco de válvulas e ativa o compressor. O compressor é usado para o fornecimento de ar para insuflar as molas pneumáticas e geralmente contém também um secador integrado. A umidade é armazenada no secador e evapora com o calor do próprio compressor.

Quando os sensores de altura sinalizam para a Unidade de Controlo Eletrónico que o veículo não está na altura pré-determinada, o compressor é acionado. A pressão do ar flui através do bloco da válvula e mangueiras de ar para o (s) fole (s) de ar. O bloco de válvulas regula a direção em que a pressão do ar flui. A pressão excessiva segue o mesmo caminho de volta do fole de ar para o bloco de válvulas.

A pressão é libertada (por uma válvula de alívio de pressão) ou armazenada num reservatório de pressão. Um reservatório de pressão contém ar pressurizado e pode ser usado para fornecer rapidamente a pressão de ar necessária. Isso ajuda a regular a ativação do compressor de forma mais eficiente e evita um possível superaquecimento causado por ligar e desligar constantemente.

Embora a ECU reaja ao sinal dos sensores de altura, é um equívoco comum que o sistema mude continuamente a pressão do ar do fole. Por exemplo, quando o veículo faz uma curva, as molas pneumáticas localizadas no canto externo não recebem instantaneamente mais ar para manter o veículo nivelado. Nesse caso, os sistemas mais avançados usam choques eletrónicos que alteram as características de amortecimento numa fração de segundo para minimizar o rolamento do corpo.

Embora a suspensão a ar e os sistemas convencionais de suspensão tenham semelhanças, a suspensão a ar tem alguns benefícios adicionais, como altura ajustável, maior conforto de direção e capacidade de nivelamento de carga.

PALAVRAS-CHAVE