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Arnott: Qualidade e variedade de produto

24 Dezembro, 2019

Associada à reparação de veículos de luxo, os components Arnott são agora mais abrangentes, com produtos para os modelos de gamas mais baixas equipados com suspensões pneumáticas.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

Fundada em 1989 nos Estados Unidos e com presença na Europa desde 2014, a Arnott distribui atualmente os seus produtos para reparação de suspensões pneumáticas em todo o mundo.
“Há alguns anos, estes componentes não se encontravam facilmente no aftermarket. As oficinas compravam as peças através do canal OE, em vez de o fazerem no distribuidor. Desde que a Arnott chegou à Europa em 2014, disponibilizamos peças para suspensões pneumáticas de alta qualidade para o aftermarket, a um preço acessível”, explica Yvette Koehorst, do Departamento de Marketing Internacional da empresa.

PRODUTO
No fabrico destes produtos, a Arnott utiliza diversos componentes de marcas premium, tais como a borracha Continental e os acessórios VOSS. Atualmente, as principais linhas de produto da Arnott são: suspensões pneumáticas, foles de suspensão novos e recondicionados, compressores de suspensão hidráulica e kits de conversão de molas helicoidais. Nos compressores, a Arnott distribui também a marca WABCO. Yvette Koehorst refere que a empresa se diferencia da concorrência por ser o único fabricante na Europa que produz peças de suspensão pneumática apenas para o aftermarket. “Esse fator traz-nos vantagens, porque podemos concentrar-nos apenas neste mercado e temos tempo para analisar as falhas mais frequentes do produto de OE. Após essa análise, projetamos soluções e desenvolvemos melhorias nessas fraquezas, utilizando a mais moderna tecnologia”. E identifica os pontos fortes da marca: “Uma grande diferença é que a Arnott inova e não copia peças. Temos a gama mais ampla de peças de aftermarket, com a forma, o design e a funcionalidade de um produto OE a um preço acessível, assim como uma grande variedade de produtos, fáceis de instalar.

PORTUGAL
A Pro4Matic, Merpeças e a Soarauto são atualmente os distribuidores da marca em Portugal, que está bastante satisfeita com esta rede de distribuição. “A Arnott tem a filosofia de que nenhum distribuidor consegue chegar sozinho a todo o mercado, e atualmente temos uma cobertura de distribuição saudável. Continuamos a crescer em Portugal e os nossos distribuidores estão a promover a marca de uma forma muito ativa e dinâmica”. Os produtos Arnott demoram cerca de três a quatro dias a chegar a Portugal. “Também temos uma solução mais rápida que entrega os produtos no dia seguinte, se for necessário. No entanto, como os nossos distribuidores costumam ter muito bons níveis de stock, estes três a quatro dias dias não são um problema, pois são apenas um reabastecimento dos seus armazéns”. De forma a apoiar os seus distribuidores em Portugal, a Arnott realiza ações de formação, disponibiliza manuais de instalação e vídeos, materiais de marketing e fornece uma linha direta de suporte técnico ao cliente sempre que necessário.

FUTURO
A Arnott tem ainda espaço para crescer no mercado, de acordo com Yvette Koehorst: “À medida que continuamos a mostrar às oficinas que a reparação de suspensões pneumáticas é simples e que os produtos estão amplamente disponíveis no aftermarket, a necessidade e procura dos nossos produtos irá aumentar cada vez mais. Além disso, o próprio mercado está a crescer, há cada vez mais veículos de várias gamas que possuem suspensão pneumática. É por isso que a Arnott procura inovar continuamente no desenvolvimento de novos produtos, para modelos de veículos novos ou já existentes no mercado”. E adianta: “Na Arnott, tentamos projetar um produto dentro de três a quatro anos após o veículo ser lançado, para que, quando o período de garantia terminar, exista já uma solução de aftermarket acessível e de alta qualidade. Neste sentido e, durante este ano, a Arnott pretende lançar pelo menos 100 novas referências. A Arnott está também a trabalhar para a certificação TUV nas suas linhas de produto, tendo já obtido essa certificação para as suas fábricas. “Também estamos a trabalhar para tornar os processos mais eficientes. Tudo isso é feito para manter o nosso foco em fornecer componentes de qualidade”.

De que forma pode a Arnott ajudar as oficinas a serem mais lucrativas?
Yvette Koehorst, Departamento De Marketing Internacional Arnott
“A reparação de suspensões pneumáticas tem sido feita essencialmente pelos concessionários oficiais, pois as oficinas tinham receio de lidar com este tipo de reparações e porque os distribuidores não vendiam produtos para suspensões pneumáticas, o que fazia com que as oficinas perdessem oportunidades de negócio. Com a introdução destes produtos, foi adicionada uma linha completamente nova, com a qual tentamos mostrar às oficinas e distribuidores que está disponível uma solução de pós-venda, assim como fornecer-lhes apoio técnico. Outro desenvolvimento benéfico é que cada vez os veículos de gamas mais baixas são equipados com suspensão pneumática, que anteriormente era utilizada apenas no segmento de automóveis de alta gama, o que traz mais oportunidades às oficinas”.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 42, de março de 2019. Consulte aqui a edição.

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