Para a responsável de marketing da Newonedrive, Letícia Borsato, as devoluções de peças acarretam diversos problemas com impacto na produtividade e nas despesas.
Qual a dimensão do problema da devolução de peças no aftermarket para a vossa organização? Pode quantificar a dimensão desse problema?
As devoluções têm um impacto muito significativo na produtividade e nas despesas da empresa. Em percentagem sobre as vendas, afeta cerca dos 10%.
Quais as razões que levam a que as devoluções de peças seja um problema para as empresas de peças?
Há várias razões que acarretam este problema: desde a desistência do cliente, o facto de conseguir a peça mais rapidamente noutro sitio, até o erro de identificação do cliente ou das várias plataformas de identificação existentes no mercado.
Que medidas têm tomado na vossa organização para reduzir ou eliminar este problema da devolução de peças?
Dado o elevado impacto na operação, temos um controlo muito rígido neste tema.
Possui a vossa empresa alguma plataforma digital (ou não) para gerir as devoluções? Se sim, em traços gerais como funciona essa plataforma?
Sim, o nosso portal para o cliente permite a gestão de devoluções de maneira mais simplificada, desde a realização do pedido de devolução, com motivo e observações, até download da etiqueta e acompanhamento do histórico.