Ver todas

Back

“As oficinas são um dos principais pilares da Motul”, Sandra Iniesta, Motul

7 Outubro, 2022
362 Visualizações

Para além das novidades que disponibiliza constantemente ao mercado, a Motul tem um conjunto de serviços que permitem que a empresa garanta um forte acompanhamento às oficinas, como explica Sandra Iniesta.

Qual foi a mais recente novidade de produto que introduziram, ao nível dos lubrificantes? Ou, que novidades irão lançar, no futuro próximo, ao nível dos lubrificantes?
A Motul relançou recentemente a nova gama do óleo 300V, desenvolvido para motores de alto desempenho, adequado para todos os tipos de combustíveis. A gama Motul 300V inclui as últimas evoluções da tecnologia Ester Core, para assegurar a máxima potência do motor sem comprometer a fiabilidade, compatibilidade de combustível e proteção contra o desgaste. É compatível com os biocombustíveis, filtros de partículas e protege contra LSPI. Esta nova formulação está dividida em três séries: Motul 300V Power, Motul 300V Competition e Motul 300V Le Mans. A série POWER apresenta os graus de viscosidade mais leves, disponíveis de 0W-8 a 5W-30, fornece potência máxima e pode manusear motores sujeitos a baixa diluição de óleo combustível. Por outro lado, a série Competition apresenta graus de viscosidade médios, disponíveis de 0W-40 a 15W-50, que proporcionam o melhor compromisso entre potência e fiabilidade, e podem lidar com motores sujeitos a diluição média do combustível. Finalmente, a gama apresenta a nova geração da série 300V, Le Mans, que oferece a maior fiabilidade de motor possível e que está agora disponível em viscosidades de 10W-60 e 20W-60. É perfeito para aplicações motorizadas extremas, tais como corridas de arrasto e drifting. A acrescentar à singularidade destes produtos está o facto de serem os únicos óleos de motor no mundo a levar o prestigioso nome de corrida Le Mans 24 Hour. Importante, com este marco, 300V torna-se também a mais vasta gama de óleos de corrida do mercado, oferecendo um total de 12 viscosidades para todos os tipos de motores e a taxa de diluição a que o combustível está exposto. A gama 300V oferece potência máxima para todas as velocidades do motor, funcionamento suave e arranque fácil, bem como baixo consumo de óleo, fiabilidade e conforto de condução. Novidade da Motul é Specific 952-A1 0W-20, um óleo lubrificante de alto desempenho, 100% sintético de economia de combustível, especificamente concebido para veículos Ford com motores diesel de 1,5 L (EcoBlue) e é adequado para motores que requerem este tipo de lubrificante de viscosidade 0W-20 com a norma Acea C5. Este óleo oferece uma excelente resistência da película lubrificante, ao mesmo tempo que facilita o arranque a frio, reduzindo o atrito no motor e mantendo temperaturas ótimas de funcionamento do motor. Graças às suas excecionais propriedades lubrificantes, proporciona um elevado nível de proteção contra o desgaste, altas temperaturas e boa resistência à oxidação. Além disso, reduz a formação de depósitos, o desgaste e permite um controlo perfeito do consumo de petróleo.

No contexto de quebra dos consumos e numa quebra do mercado de lubrificantes no aftermarket, de que forma têm trabalhado a animação de vendas (diretamente ou com os distribuidores) para potenciarem as vendas às oficinas?
A Motul comercializa os seus produtos através de distribuidores que são responsáveis por transmitir toda a informação e detalhes dos produtos, promoções e formação oferecida pela marca às oficinas. Desta forma, os distribuidores tornam-se os parceiros indispensáveis da Motul no mercado. São também o elemento-chave que funciona como ponte entre a Motul e as oficinas, ajudando a transmitir a mensagem da marca e a qualidade dos produtos. A formação é um pilar fundamental na Motul, uma vez que nos permite estabelecer laços muito estreitos com profissionais do setor. Não só ajuda a transmitir os benefícios dos produtos aos profissionais que se querem diferenciar através da qualidade e serviço premium, como também permite à equipa da Motul aprender muito. Com este conhecimento, a Motul desenvolve produtos, serviços e promoções para que distribuidores e clientes possam, por sua vez, oferecer serviços premium aos seus clientes. Desta forma, a oficina beneficia ao fornecer qualidade superior e um excelente serviço aos seus clientes. Um exemplo disto é a gama Motul de aditivos para ajudar as oficinas a proporcionar estes benefícios ao condutor.

O acompanhamento técnico às oficinas é muito importante: que meios humanos, materiais e digitais disponibilizam às oficinas para lhes prestar acompanhamento técnico?
As oficinas são um dos principais pilares da Motul, e têm permitido à empresa chegar onde está hoje. O objetivo da Motul é estar perto dos seus clientes e distribuidores para que possa oferecer-lhes o melhor negócio, assegurando que todas as suas necessidades são cobertas. A Motul oferece toda a informação técnica sobre os seus produtos no seu site oficial, que inclui toda a informação sobre o produto: fichas de dados técnicos, fichas de segurança e conselhos de utilização. Além disso, um serviço de aconselhamento sobre lubrificantes está também disponível no mesmo website, permitindo às garagens e utilizadores descobrir os produtos certos para diferentes tipos de veículos. Esta ferramenta eficiente permite à oficina oferecer aos seus clientes um serviço de alta qualidade. Além disso, a Motul oferece cursos de formação, tanto teóricos como práticos, para todas as oficinas ou distribuidores que o solicitem. A empresa dispõe de um serviço de assistência técnica telefónica. Este serviço está aberto a todos os utilizadores para ajudar a resolver as suas dúvidas e fornecer-lhes conselhos.
A Motul tem também o MotulEvo, um projeto de serviço completo de manutenção de caixas de velocidades automáticas, concebido para ajudar os centros de serviço de veículos a cumprir as suas obrigações e a realizar as suas operações de forma profissional, com o objetivo de alargar os seus horizontes comerciais. A nível do aftermarket, a Motul oferece um serviço de análise de óleo, se solicitado pela oficina ou pelo consumidor, para analisar o óleo do motor a fim de detetar possíveis problemas no motor, qualidades do produto, erros, fugas, etc. Este é um serviço muito eficaz para frotas, que podem realizar testes para verificar que óleos são a melhor opção para reduzir o consumo de combustível.
Além disso, a Motul concentra-se em transmitir confiança, fiabilidade e apoio a todos os seus clientes, com o objetivo de aumentar a sua capacidade de adaptação e flexibilidade organizacional num ambiente tão dinâmico e em mudança.

PALAVRAS-CHAVE