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Audi e Mann+Hummel desenvolvem filtros de partículas para veículos elétricos

17 Outubro, 2022

A Audi e a Mann+Hummel estão a trabalhar em conjunto para desenvolver um filtro de partículas para automóveis elétricos que recolhe as partículas da área circundante.

Tanto durante a condução como no carregamento, este filtro de partículas pretende ajudar a melhorar a qualidade do ar das cidades. Esta tecnologia será demonstrada no GREENTECH FESTIVAL em Londres.

Este filtro, colocado na frente do veículo, recolhe as partículas do ambiente; funciona de forma semelhante aos sistemas estáticos que já estão em uso em algumas cidades. A versão móvel assegura não só a absorção das próprias emissões do automóvel, tais como as de um Audi e-tron, mas também as de outros veículos. O filtro é integrado no fluxo de ar existente no veículo à frente do radiador, de modo que apenas sejam necessárias algumas modificações no veículo, mantendo os custos baixos. O elemento do filtro é controlado através da entrada de ar de refrigeração comutável e a sua função mecânica é comparável à de um aspirador. Através de um princípio semelhante, as partículas permanecem presas no filtro e o ar ainda pode fluir através dele.

O projeto piloto foi lançado em 2020 e vai decorrer durante um período de quatro anos, explica Fabian Groh, Gestor de Projeto em Desenvolvimento de Sistema de Fixação na AUDI AG: “Este filtro de partículas é um exemplo da nossa procura por inovação para o benefício de todos e de uma colaboração bem-sucedida com fornecedores especializados. Já estamos a fazer muito, por nossa própria iniciativa. Prevemos que futuramente se torne também um requisito legal”.

Até à data, o filtro tem sido utilizado em veículos de teste Audi e-tron. Durante a condução, filtra passivamente por meio do movimento do veículo; o ar flui através do sistema de filtragem, que captura até as partículas mais pequenas. Outra possibilidade é a filtragem durante o carregamento estático. Um ventilador que já está incorporado em cada veículo elétrico faz passar o ar ambiente através do radiador – o sistema aproveita este processo e pode assim filtrar ativamente o ar que flui através dele, utilizando o filtro de poeira fina, assegurando que as partículas mais finas são absorvidas, mesmo quando parado.

O filtro é fácil de manter e só deve ser substituído quando o intervalo de serviço regular tiver sido atingido. Uma análise do ciclo de vida de todo o sistema de filtro mostrou que representará 14,9 quilogramas de equivalentes a CO2. Além disso, o próprio filtro é composto por 15% de material reciclado e todo o sistema é 60% reciclado.

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