A Auto Diesel é a primeira oficina em Portugal, reconhecida como Oficina 4.0 pela Jaltest Telematics.
Uma Oficina 4.0, combina gestão de veículos com diagnóstico remoto e a telemática do veículo, com a eficiência que traz a gestão de todas as operações na nuvem (cloud). Com este modelo, as oficinas prestam um serviço com uma rapidez e precisão que até recentemente eram, simplesmente, inimagináveis.
1. Informação em tempo real.
As tecnologias atuais, permitem que os gestores de frotas e outros profissionais se conectem em tempo real com motoristas e veículos, o que lhes permite planear facilmente a manutenção e melhorar os processos de serviços técnicos. A própria oficina pode-se conectar diretamente com os veículos para obter informações sobre o seu estado, reduzindo o tempo de resposta e, a execução de reparações com muito mais precisão. Esse é o cerne do conceito da Oficina 4.0: o uso inteligente da informação para aumentar a eficiência”. “Para a oficina moderna, ter acesso a esses dados e usá-los será vital se quiser manter a competitividade”.
As Oficinas 4.0, reconhecidas pela Jaltest Telematics
Podem ter o acesso imediato por via remota (caso o transportador assim deseje) às unidades ECU e sistemas FMS de qualquer veículo, seja ao camião e/ou ao reboque. Por meio do sistema, também o gestor de frota pode gerenciar indicadores de KPI em várias variáveis, enviar avisos de controlo de custos e até mesmo realizar processos de diagnóstico em tempo real. Além disso, os dados inseridos pelos técnicos em seus relatórios podem ser usados em consultas subsequentes.
2. Toda a informação num PC ou num telemóvel.
Numa Oficina 4.0, as informações em tempo real podem ser visualizadas a qualquer momento, de qualquer lugar, de qualquer PC ou dispositivo móvel, já que o sistema reside na nuvem(caso o transportador assim deseje) . Também pode analisar as informações diretamente com o cliente, que pode vê-lo no escritório a partir do seu PC ou de qualquer outro lugar com o smartphone. Através de um aplicativo simples, qualquer motorista, mecânico, gerente de frota ou cliente pode ter acesso a todos esses dados e interagir com eles.
3. Manutenção preditiva.
Oficina 4.0 inclui conceitos altamente inovadores, tais como a manutenção preditiva, que irá trabalhar com informação preditiva, por análise em tempo real de cada camião e/ou reboque, para evitar falhas antes que eles ocorram e resolver problemas futuros. Enquanto o modelo atual (modelo “preventiva”) é baseado no agendamento de acompanhamento periódico e elaboração de relatórios, o modelo preditivo faz tudo em tempo real. Assim, a oficina aumenta sua eficiência e proporciona novos e melhores serviços. Para além disso, o transportador evita custos desnecessários, com avarias imprevistas.
4. Redes Internacionais.
Há mais de 25.000 oficinas, distribuídas por 100 países, que no caso em que um veículo tem uma avaria durante uma rota internacional, será possível detectar remotamente e encaminhá-lo para a oficina da rede 4.0, mais próxima que está conectada ao sistema. O modelo também permite reparações com base na experiência, que aproveitam informações sobre erros que ocorreram repetidamente em determinados modelos de veículos. Caso um desses erros seja descoberto durante o diagnóstico, o sistema recomendará automaticamente uma solução comprovada e valorizada no passado por outras oficinas em todo o mundo.
5. Muito em breve, uma Oficina 4.0, pode inclusivamente actuar sobre o camião remotamente (desde que o transportador o permita) e resolver problemas que até aqui, poderiam custar milhares de euros, numa intervenção em outro país. Por exemplo, apagar erros do sistema de Adblue, de forma a permitir que o camião não fique com a potência limitada e consiga chegar ao seu destino.
É por tudo isto, que sentimos um enorme orgulho, em termos sido a primeira Oficina 4.0 em Portugal nomeada pela Jaltest Telematics. Sem o conhecimento adquirido pelos nossos colaboradores, sem a tecnologia necessária, sem as parcerias fundamentais, não teria sido possível. Obrigado a todos.