O Ministro François Bausch, juntamente com os serviços técnicos do Ministério dos Transportes e Viagens, Emile Weber, bem como representantes da Irizar e-mobility, apresentaram oficialmente os seis primeiros autocarros eléctricos Irizar ie bus, de um total de dez que serão entregues este ano ao Luxemburgo.
Estas seis unidades Irizar ie bus, com 12 metros de comprimento, estão equipados com portas USB e o sistema “Eco Assist”, que auxilia o motorista em tempo real, com o objetivo de otimizar a direção, reduzir o consumo de energia e aumentar a autonomia do veículo.
Esses autocarros irão operar na rota 290, que opera entre Mersch (Gare) e Luxemburgo (Terminus: Badanstalt) entre as horas de 5:20 e 23:43. Têm um alcance de mais de 200 km, garantindo 16 horas de condução em condições de tráfego intenso.
Os veículos serão carregados à noite nos novos depósitos Bissen com seis carregadores com conectores Combo – CCS2 que também foram fornecidos pela Irizar.
Importa ressaltar que a Irizar decidiu estabelecer um serviço de pós-venda exclusivo e de alta qualidade na cidade do Luxemburgo, próximo aos novos depósitos de Bissen, que oferece pacotes personalizados de R & M e é gerido por especialistas técnicos e funcionários contratados localmente, ajudando a criar riqueza e empregos locais. Posteriormente, serão entregues quatro unidades adicionais de 18 metros.
Totalmente silenciosos e com emissões zero, estes veículos fazem parte do compromisso da cidade de Luxemburgo com a sustentabilidade e melhoria da qualidade da cidade e de vida dos cidadãos.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Sustentável e Infra-estruturas do Luxemburgo e em consonância com as conclusões tiradas do estudo Rifkin, este projecto marca uma nova etapa na descarbonização do transporte público. Da mesma forma, François Bausch observou que a “iniciativa elétrica para a linha 290 está em completa consonância com a política do governo, recomendando que, em vista dos avanços tecnológicos, todos os autocarros da RGTR em Luxemburgo sejam completamente zero em 2030”.
Para o grupo Voyages Emile Weber, a iniciativa faz parte do programa “Empowering Mobility”, cujo objetivo é eletrificar a mobilidade. A eletrificação da linha 305 da rede RGTR foi concluída em fevereiro. Um grande número de autocarros encomendados (“Ruffbus”) também foram convertidos em projetos elétricos e outros nessa área estão em andamento.