O Marketplace de peças originais usadas B-Parts lançou no mercado uma nova funcionalidade, exclusivamente destinada a profissionais da reparação e manutenção automóvel, o B-Parts Pro. Uma das vantagens é a garantia de dois anos nas peças originais usadas.
A plataforma de peças originais usadas B-Parts é um dos portais líderes na Europa neste segmento. O sucesso deste projeto teve o seu ponto de viragem e de grande exposição mediática quando em junho de 2020 foi anunciada a sua compra por parte de um dos maiores grupos mundiais do setor automóvel, que tem em curso uma forte aposta ao nível da economia circular e da sustentabilidade.
Com fortíssimos crescimentos anuais na sua atividade e a continua dinamização de novos projetos (com grandes investimentos no plano tecnológico), a empresa apresentou muito recentemente uma nova solução exclusiva para os profissionais da reparação e manutenção automóvel, designado por B-Parts Pro.
Tal decorre da cada vez maior adesão de profissionais a este Marketplace, mas também a uma aposta da própria B-Parts neste tipo de clientes. Atualmente existem clientes profissionais a adquirirem peças na B-Parts em todos os países onde está presente, mas onde se destacam sobretudo dois: França e Portugal. “Sempre existiram pedidos, por quem estava ligado profissionalmente a este setor e pelo relacionamento que existia com o setor segurador, para que houvesse na plataforma um tratamento diferenciado face ao cliente particular” afirma Manuel Monteiro, Administrador da B-Parts.
Sabendo que só o cliente particular permitirá o crescimento em volume da plataforma (no final de 2023 a B-Parts vai multiplicar por 10 o seu volume de negócios face a 2019), a empresa considerou que estavam reunidas as condições para desenvolver uma solução especifica para os profissionais.
Vantagens para os profissionais
Uma das grandes vantagens que os cliente da B-Parts Pro terão ao aceder a este serviço (que poderá consultar em www.b-parts.com/pt/pro), é a garantia de dois anos nas peças originais usadas. “Quando iniciamos a nossa operação em 2015, a garantia média estava nos três meses, atualmente estamos em condições de dar uma garantia de dois anos, o que representa a evolução e o grau de confiança que temos nos nossos processos e nos nossos fornecedores”, afirma Manuel Monteiro, que reforça ainda a importância desta garantia diferenciadora no mercado para este tipo de peças.
Um segundo grupo de vantagens que a B-Parts Pro oferece encontra-se ao nível do serviço. “O cliente profissional tem que ter um apoio, face às suas necessidades, diferenciado do cliente não profissional” explica o Administrador da B-Parts. Este grupo de vantagens encontra-se ao nível do suporte das vendas (referenciação, compatibilidades, etc), mas também no “costumer suport” (sempre que exista algum problema com o produto) e ainda a questão da logística (acompanhamento da entrega muito mais personalizada).
“Consideramos que estas vantagens são absolutamente diferenciadoras, quer ao nível do mercado local, quer ao nível de outros Marketplace, o que nos permitem posicionar de forma muito distinta a B-Parts Pro”, assegura Manuel Monteiro.
Tendo a mesma base tecnológica da B-Parts, a B-Parts Pro dá ainda aos profissionais outras ferramentas, como uma maior facilidade na pesquisa e objetividade na compra, preços sem IVA com transporte e, ainda, email e linha telefónica dedicada das 8h30 às 18h.
Para usufruir destas vantagens, o profissional terá que se cadastrar na plataforma B-Parts Pro, mas a validação será feita manualmente (caso a caso) pelos serviços deste Marketplace. Diga-se que para validar a criação da conta profissional, serão solicitadas as seguintes informações e documentos de apoio às oficinais e ao profissional: número de contribuinte, CAE de reparação automóvel e certidão permanente. “Nós queremos mesmo que sejam unicamente oficinas e profissionais a aceder a este serviço”, diz o responsável da B-Parts, acrescentando que “a gestão de uma garantia ou de uma incidência é para nós crucial, que assume agora ainda mais importância quando estamos a falar de um profissional. A gestão da incidência será sempre prioritária para nós”.
A diferenciação do preço das peças originais usadas não existe neste Marketplace entre o cliente final e o cliente profissional, tanto mais que segundo Manuel Monteiro a “tipologia de peças que o profissional adquire é muito diferente do tipo de peças que um cliente particular adquire. A segmentação é natural e, por isso, não fazia qualquer sentido mexer nos preços, até porque não há competição entre o cliente particular e os cliente profissional”.
Para terminar, Manuel Monteiro refere que a poupança efetiva por recorrer às peças originais usadas face às peças novas é superior a 50%. “A maturidade do mercado é tão baixa que a segmentação do mercado por preço não se concretiza, deverá ser feita apostando fortemente na comercialização de peças originais usadas face às peças novas”.
Para qualquer oficina que pretenda aderir à B-Parts Pro deverá consultar o site www.b-parts.com/pt/pro.