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Veículos a gasóleo em força no mercado de usados B2C

21 Julho, 2023
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De acordo com o Observatório INDICATA, em Portugal o mercado online de veículos usados B2C em Junho de 2023 registou 61,13% das vendas de usados a gasóleo e apenas 27,26% de veículos usados a gasolina. Conheça aqui os dados em termos europeus.

O mercado online de automóveis usados B2C em Junho viu o gasóleo continuar a reinar, com 61,13% das vendas, significativamente à frente dos 27,26% do segundo colocado, a gasolina, o que faz com que o nosso título pareça uma pergunta bastante estranha.

O mercado de automóveis usados está totalmente dependente do mercado de automóveis novos para fornecer uma oferta pronta de automóveis e, quando este se esgota, como vimos durante a pandemia da Covid, os preços dos usados começam a disparar. Com as vendas de automóveis novos a gasóleo a caírem a pique, o mercado de automóveis usados sofre uma mudança semelhante, embora a um ritmo mais lento.

Embora o gasóleo domine o mercado total de automóveis usados online B2C, se nos concentrarmos nos automóveis de passageiros com menos de quatro anos, o gasóleo conseguiu apenas 40,25% das vendas, com a gasolina logo atrás, com uma quota de 38,31%. As vendas de híbridos atingiram 12,45% nesta faixa etária, com os BEVs a representarem apenas 8,98%.

Se considerarmos os automóveis usados com até dois anos, a gasolina é agora dominante, com uma quota de mercado de 47,2%. O gasóleo desceu para 21,93%, enquanto os híbridos, com 18,86%, e os BEVs, com 12,01%, estão a começar a ganhar quota de mercado.

A alteração do mix de stocks está a impulsionar esta mudança no mix de grupos motopropulsores nas vendas.

Analisando todo o stock online B2C, a quota do gasóleo caiu 8,7% desde o início de 2023. No entanto, se olharmos para os automóveis com menos de quatro anos, a queda é de 16,6% no mesmo período.

Embora o gasóleo esteja a perder quota de mercado de vendas, a procura significa que ainda está a vender quase tão rapidamente como a gasolina, com o gasóleo a ter um MDS de 73 dias, contra 71 dias para a gasolina. É de notar que, ao contrário do que acontece em muitos outros países, os BEVs também estão a ser vendidos relativamente depressa, com um MDS de 88 dias.

O nosso índice online de preços de venda a retalho de automóveis usados B2C baseia-se num conjunto consistente de automóveis indexados em relação a Janeiro de 2022 e, de um modo geral, assiste-se a uma curva descendente dos preços médios impulsionada pelo ciclo de vida do produto. Os preços médios no início

de Julho ainda são 4,9 pontos percentuais mais elevados do que no início de Janeiro de 2022, mas trata-se de uma queda de 0,7pp em termos mensais.

Veja AQUI o relatório completo.

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