A 5.ª edição dos BASF Circular Economy Awards premiou, no passado dia 8 de novembro, em Madrid, as melhores práticas de proteção ambiental e sustentabilidade social.
Os projetos do Consorci Zona Franca de Barcelona, Grupo Antolín e Volvo Cars, Cesvimap, Birziplastik, Retema e do Ministério do Desenvolvimento Sustentável de Castela La Mancha foram vencedores da quinta edição dos BASF Circular Economy Awards, no Categorias Administração Pública, Grande Empresa, PME, start-ups, Divulgação e Mundo Académico, respetivamente.
Diante de um público de mais de 160 pessoas, o evento foi inaugurado por Marta Gómez Palenque, Diretora Geral de Qualidade e Avaliação Ambiental do Ministério da Transição Ecológica e o Desafio Demográfico. O objetivo dos prémios é reconhecer os projetos ou investigações que, com base na economia circular, contribuam ou tenham potencial para contribuir substancialmente para o desenvolvimento da competitividade empresarial em Espanha, com especial atenção para aqueles projetos que incluam a perspetiva de proteção ambiental e sustentabilidade social.
Durante o evento, ocorreu uma mesa de Diálogo sobre Economia Circular na qual foram destacados os desafios e oportunidades que a economia circular representa atualmente para a nossa economia. Os participantes da mesa foram Carles Navarro, Diretor Geral da BASF na Espanha e Presidente do Clube de Excelência em Sustentabilidade, e Arturo Larena, Diretor de Meio Ambiente e Ciência da Agência EFE. Ainda por ocasião do 5º aniversário, houve durante o evento um espaço dedicado a todos os vencedores das edições anteriores, com um vídeo explicativo de alguns dos projetos contando as conquistas e objetivos alcançados até o momento.