Ver todas

Back

BASF inaugura novo laboratório na Alemanha

16 Março, 2022

A BASF inaugurou um novo edifício de laboratório nas suas instalações em Münster, Alemanha.

Estas instalações serão dedicadas a revestimentos e outros produtos. “É outro componente do nosso posicionamento como centro de inovação global da BASF Coatings. Estamos assim a complementar uma série de inovações técnicas globais. Isto inclui o ‘Lean Lab’, que começámos a operar em 2018 neste local, bem como a nossa fábrica para a funcionalização de filmes para várias indústrias,” salientou Uta Holzenkamp, chefe da divisão de Revestimentos da BASF.

Com este novo edifício, a BASF Coatings contribui para o objetivo da BASF de atingir a emissão líquida zero de carbono para 2050. “O edifício do laboratório é um enorme marco para o desenvolvimento e formulação de soluções de produtos sustentáveis. Isto inclui o nosso portfólio de tintas de refinamento à base de água de última geração da linha Glasurit 100 e R-M AGILIS. Com o menor valor de compostos orgânicos voláteis (COV) do mercado, são as linhas de pintura de refinamento automotivo mais ecológicas disponíveis”, afirmou Chris Titmarsh, chefe da Automotive Refinish Coatings Solutions EMEA.

Para além de fabricar produtos sustentáveis, o local está continuamente investir na utilização de energia para produção mais eficiente, e aumenta a utilização de energias renováveis. Os novos laboratórios são abastecidos com energia térmica através da utilização do calor residual do incinerador de resíduos da empresa, que é libertado através do aquecimento por piso radiante. Desde o início do ano, a electricidade adquirida nas instalações da BASF Coatings em Münster e Würzburg, Alemanha, tem sido gerada 100% de forma ecológica a partir da energia eólica. Em comparação com o ano anterior, cerca de 4.000 toneladas de CO2 serão poupadas apenas em Münster.

O edifício do laboratório tem uma fachada concebida em seis nuances cinzento-azul diferentes que mudam dependendo da perspectiva e da luz do dia, e a disposição dos laboratórios, armazéns, escritórios e salas de reunião permite uma forma completamente nova de colaboração que se destina a promover não só a eficiência e a eficácia, mas também a criatividade.

PALAVRAS-CHAVE