No âmbito da iniciativa conjunta “Together for Sustainability” (TfS), 37 empresas da indústria química, incluindo a BASF, acordaram com um guia mundial para calcular a pegada de carbono dos seus produtos (PCF). A pegada de carbono dos produtos representa uma informação importante para controlar as emissões na cadeia de valor.
O novo guia TfS para a pegada de carbono dos produtos proporciona instruções específicas para calcular as emissões dos produtos químicos. Também harmoniza as diferentes abordagens de cálculo de PCF no sector e pode ser aplicado à grande maioria dos produtos químicos. No futuro, permitirá às empresas que utilizam produtos químicos e ao mercado em geral comparar e avaliar diretamente o impacto climático dos produtos.
“Na BASF, estamos orgulhosos pela nossa contribuição para este guia através do trabalho pioneiro de cálculo e metodologia de PCF realizado nos últimos anos”, explica Christoph Jäkel, vice-presidente da Corporate Sustainability na BASF. “Este acordo setorial entre os principais fabricantes mundiais da indústria química e de processos, como membros do TfS, aproxima-nos do objetivo de alcançar uma comparabilidade irrestrita das pegadas de carbono dos produtos e, portanto, uma igualdade de condições na indústria química”.
Com o objetivo de promover a padronização, a BASF tem vindo a partilhar abertamente a sua metodologia de cálculo de PCF com fornecedores, clientes e empresas afins. Esta metodologia está em consonância com as normas ISO relevantes (ISO 14040, ISO 14044, ISO 14067) e o Protocolo de Gases de Efeito de Estufa, mas é mais prescritiva e específica para a indústria química. Além disso, para permitir que o sector contabilize o carbono em escala e apoie a transparência de dados de PCF, a BASF disponibilizou ao mercado a sua solução digital para o cálculo da pegada de carbono dos produtos mediante a conceção de licenças a empresas de software.
“Este trabalho de base levou as coisas a outro nível. Agora contamos com um guia ainda mais completo e abrangente para avaliar uniformemente a PCF dos produtos químicos que foi desenvolvido em conjunto e endossado oficialmente por um grande número de empresas líderes na indústria química”, disse Peter Saling, diretor de Métodos de Sustentabilidade na BASF e presidente no desenvolvimento do guia TfS.
Como parte do seu compromisso com a padronização metodológica, a BASF pretende continuar a contribuir para o sucesso da iniciativa TfS e alinhará totalmente a sua própria metodologia de cálculo de PCF ao padrão da indústria TfS. Ao mesmo tempo, a solução digital pioneira da BASF para o cálculo automatizado de PCF, introduzida no mercado através de um ecossistema de colaborações, integrará as regras de cálculo do TfS.
Together for Sustainability (TfS) é uma iniciativa global conduzida por empresas químicas com o objetivo de avaliar, auditar e melhorar as práticas de sustentabilidade nas suas cadeias de fornecimento globais.
O programa baseia-se nos princípios do Pacto Global das Nações Unidas e do Responsible Care e tornou-se uma organização global com representação regional na Ásia, América do Norte e América do Sul.