Ver todas

Back

Baterias da Cidade: Tradição que vem de longe

31 Dezembro, 2021

Mantendo uma longuíssima relação à Tudor, a Baterias da Cidade é uma empresa que desenvolve a sua atividade na região da grande Lisboa, que assume que a especialização em baterias é ainda um fator diferenciador.

Depois de mais de 22 anos a trabalhar para a marca Tudor, Joaquim Tomás (e um outro sócio) foram convidados a ficar como distribuidores desta marca de baterias para a região de Lisboa. Aceite o desafio, nasceu de pronto a Baterias da Cidade (em 2004), negócio que ainda hoje gere, juntamente com os filhos André Tomás e Gonçalo Tomás, que assim dão continuidade a esta empresa. “Nós assumimos totalmente a nossa especialização em baterias. Diria que existe a clínica geral e o especialista, no caso das baterias nós somos os especialistas”, começa por referir Joaquim Tomás.

Mesmo assim, para além das baterias a empresa tem vindo a diversificar um pouco a sua oferta de produtos numa lógica de complemento de oferta, como sejam as lâmpadas auto (como a Osram), escovas limpa-vidros (SWF), ABlue, matrículas, carregadores / boosters (Ferve e Kaise), entre outros consumíveis auto, embora “mais de 90% do nosso negócio esteja afeto às baterias, sendo precisamente aí que concentramos todos os nossos esforços comerciais, pois como já disse, somos especialistas em baterias”, refere o mesmo responsável.

Com porta aberta nas instalações que a empresa tem em Benfica e Mem Martins, a Baterias da Cidade trabalha, por outro lado, para o cliente final e, por outro, para o profissional, neste caso mais concretamente para as oficinas.

“Para nós o cliente, seja ele particular ou profissional, que vem às nossas lojas comprar e montar a bateria, é muito importante, mas o nosso modelo de negócio está na sua grande maioria assente no profissional, servindo sobretudo oficinas de automóveis”, explica Joaquim Tomás, afirmando de pronto que “enquanto podermos e o mercado o deixar o modelo de negócio estará assente no profissional, embora entenda que num futuro as coisas poderão não ser bem assim”. Entendendo que os maiores concorrentes da Baterias da Cidade são as casas de peças (algumas delas clientes), o responsável da empresa assume que a “guerra” comercial é grande, mas que a especialização ainda é um fator de diferenciação da sua empresa face a esses retalhistas.

“Nós não nos limitamos a vender baterias por vender. Temos um outro poder de resposta quando surge uma questão técnica ou de garantia, que resolvemos na hora em vez de recorrer a um fornecedor”, afirma Joaquim Tomás, explicando que “temos capacidade técnica para resolver qualquer problema, como aconselhar o cliente, que aliás foi muito importante nesta fase de pandemia em que os carros estiverem muito tempo parados e haver muitos problemas para resolver com as baterias”. Tendo logística própria para servir os clientes profissionais, com dois comerciais no terreno, o responsável da Baterias da Cidade diz que é um investimento para manter, com rotas diárias em Lisboa e na linha de Cascais. “Mesmo havendo outras soluções logísticas mais económicas, não queremos perder a nossa histórica ligação ao cliente, até porque entendemos que temos maior flexibilidade para o servir mantendo a forma como trabalhamos”, assume o responsável da Baterias da Cidade, reforçando “o estarmos próximo dos nossos clientes leva-nos a gerir também os stocks dos nossos clientes. Por exemplo, não deixamos que uma bateria esteja mais de trêsmeses no stock do cliente. É uma forma de controlarmos a qualidade, dando todo o apoio técnico ao nosso cliente”.

Com o crescimento do número de veículos com o sistema Start&Stop, o negócio de baterias vai tornar-se cada vez mais técnico, na opinião de Joaquim Tomás, o que beneficia segundo este responsável da empresa especializada em baterias. As baterias para veículos com Start&Stop já representam mais de 20% das vendas de baterias desta empresa, mas segundo Joaquim Tomás o mais importante “é o esclarecimento do cliente face à bateria que se deve utilizar para cada tipo de carro e mais uma vez o facto de sermos especialistas é uma vantagem”. Refira-se que a empresa, mesmo sendo representante oficial da Tudor (que comercializa ainda as marcas Tudor Standard e BIG, ambas da Tudor), proporciona todo o tipo de assistência pós-venda a qualquer marca de bateria, assim como está tecnicamente apta a fazer diagnósticos aos diversos órgãos elétricos de uma viatura. Para além disso a empresa comercializa ainda baterias de motos, baterias para pesados e para geradores, sempre com a imagem Tudor, levando Joaquim Tomás a concluir que “já nem me sentia bem a vender outra marca que não fosse Tudor e a Baterias da Cidade perdia toda a credibilidade se agora começasse a vender outras marcas”.

Baterias da Cidade
Joaquim Tomás
217 711 62
geral@bateriasdacidade.pt
www.bateriasdacidade.pt

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 70 de julho de 2021. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE