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Berner: 25 anos de serviço ao cliente

4 Novembro, 2022

A celebrar o seu 25.º aniversário, a Berner tem vindo a implementar novas estratégias, para um serviço cada vez mais completo aos seus clientes.

A Berner, empresa de referência para o setor oficinal em Portugal, está a celebrar o seu 25.º aniversário. Reconhecida principalmente pelos consumíveis para oficinas e liderada por Nuno Banha em Portugal e Espanha desde 2018, a empresa tem apostado num serviço cada vez mais completo aos seus clientes – com o qual a Berner ainda privilegia o contacto pessoal e personalizado – apostando na continuação da digitalização da empresa, na otimização de processos e recursos disponíveis, na formação técnica e num apoio pós-venda abrangente.

“Somos uma empresa de profissionais, que trabalha para profissionais. Temos 25 anos de experiência e consolidação em Portugal e mais de 60 anos na Europa. Somos uma empresa que se orgulha da sua dimensão, e temos também muito orgulho na matriz familiar da empresa, que vem da origem do grupo, na Alemanha. Somos uma empresa cada vez mais omnicanal, não funcionando apenas através do vendedor. Somos uma empresa ágil, com um serviço de excelência e que é reconhecida por milhares de clientes todos os dias”, explicou Nuno Banha à PÓS-VENDA PESADOS, afirmando que estes 25 anos de atividade da Berner “representam 25 anos de história e de histórias. São 25 anos de um projeto que começou por ser uma pequena empresa local, que era distribuidor da Berner e depois tornou-se a marca em Portugal. São por isso, 25 anos de consolidação, crescimento e sucesso continuado. E o mais importante, são 25 anos de confiança por parte do mercado e dos clientes. Por vezes ainda há quem não nos conheça, mas dar a conhecer a empresa é um trabalho que faz parte do nosso dia a dia”.

INSTALAÇÕES
O responsável afirma que a inauguração das instalações em Manique, Cascais, no ano 2000, foi um dos momentos mais importantes da história da Berner em Portugal. “Permitiram-nos um outro nível de crescimento, de serviço e competências.

É importante não esquecer de onde viemos, mas sem dúvida que nos permitiu que a atividade fosse alavancada. Houve outros momentos que marcaram a atividade da Berner em Portugal, mas nenhum tão decisivo com a inauguração destas instalações, ao nível da atividade e do negócio. O grupo está a fazer grandes investimentos, temos um projeto para concentrar os grandes fornecedores e libertar algum espaço localmente, sempre no sentido de um melhor serviço ao cliente. Porque é fundamental ter esta distribuição local, em 24 horas. E está pensada também a expansão das nossas instalações”.

CATÁLOGO
Neste momento, o segmento automóvel representa quase metade da atividade da Berner, com 200 profissionais, dos quais 95 estão exclusivamente dedicados ao automóvel. “Em 2020, o segmento automóvel representou 47% do volume de negócios. Temos cerca de 10 mil clientes por mês, e temos cerca de 14 mil clientes ativos”. Há dois anos, a Berner passou de cerca de 8 mil referências, para cerca de 15 mil para o setor automóvel. “Decidimos fazer um grande investimento, com o objetivo de termos uma harmonização internacional e, em dois anos, duplicámos o nosso catálogo.

Temos 15 mil referências disponíveis, em que uma grande parte são produtos de fixação. Mas o grupo tem 35 mil referências e podemos aceder a todas”. Os consumíveis de oficina são os produtos mais vendidos e essa continuará a ser a linha privilegiada da Berner Portugal. “Os consumíveis são, de longe, o core do nosso negócio e representam cerca de 70%: os químicos, brocas, discos, parafusos, etc.” O responsável explica também que o conceito inicial da empresa, de venda direta, continuará a ser o foco do negócio da Berner, “mas queremos ser uma empresa com vários canais de vendas e que tem cerca de 2500 contactos diários presenciais com o cliente, e isso tem um valor muito grande. Ouvir os clientes, saber aquilo que o mercado precisa em determinado momento, é algo muito importante e que se manterá na Berner. E fazemo-lo numa lógica de assessoramento, apoio e disponibilidade ao cliente. Hoje em dia, mais do que escolher o primeiro produto que chega, o cliente privilegia o serviço, a qualidade e a relação de confiança que se estabelece com o comercial. Temos uma grande abrangência de oferta e cobrimos a grande maioria das necessidades do cliente. Mas é um caminho que ainda temos a percorrer, porque ainda há um espaço muito grande para conquistar”.

A estratégia da Berner não passa apenas por falar de produto, mas de soluções integrais. “Damos a solução integral ao cliente, do produto A ao Z, fornecemos soluções completas. Não pretendemos só vender o produto, mas também dar capacidade técnica ao cliente, que é algo onde temos investido muito ao longo destes últimos anos, para que possamos ajudar o cliente a otimizar o serviço que presta aos seus clientes. Ou seja, ajudar o cliente no seu negócio”, conclui Nuno Banha.

Nuno Banha
Diretor Geral da Berner Portugal
Qual a importância que assume o pós-venda na vossa atividade?
Trabalhamos com profissionais, que exigem que os produtos estejam a funcionar bem e sempre. E por isso o pós-venda é absolutamente fundamental hoje em dia. O serviço pós-venda passa também pela capacitação técnica dos nossos colaboradores, para evitar que determinada máquina tenha de vir, por exemplo, do Porto para Lisboa, para chegarmos à conclusão que era apenas um botão fora do sítio. O pós-venda é algo que o cliente valoriza muito, não só pela garantia da qualidade do produto, mas também por ter apoio e alguém que o acompanhe e resolva qualquer problema. Damos assistência a uma parte dos equipamentos, mas garantimos a assistência técnica autorizada e oficial para todos os equipamentos que comercializamos, fazendo a ponte entre os reparadores e o cliente.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 35 de agosto/setembro de 2021. Consulte aqui a edição.

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