Ver todas

Back

Bilapeças: Por novos caminhos

27 Novembro, 2023

Desenvolver a atividade através de novos conceitos foi a aposta da Bilapeças, empresa retalhista de peças em Vila Real, quando aderiu ao conceito N!Shop Autoparts.

Desde 2018 que a Bilapeças iniciou a sua atividade, mas como é normal em empresas tão recentes, os seus sócios (André Pereira e Mário Rodrigues) possuem já uma longa experiência na área, adquirida noutras empresas na região de Vila Real. Começaram apenas os dois, mas atualmente são já seis pessoas, com um conceito de distribuição misto com balcão e logística de entrega nas oficinas. “Temos uma carrinha de distribuição, mas o balcão continua a ser muito forte, até porque estamos posicionados no centro de Vila Real, onde passam muitos clientes, inclusivamente vêm a pé”, diz André Pereira, explicando que “temos muito cliente particular também que vem aqui, por exemplo, comprar apenas uma lâmpada”.

Do ponto de vista do produto, a aposta recai nas peças de qualidade premium do aftermarket, mas Mário Rodrigues não esconde que “temos que ter uma oferta baseada no preço, que é o que muitas vezes o cliente procura”. Tendo como foco as peças de mecânica, bem como alguma oferta na parte elétrica (sobretudo alternadores e motores de arranque), a Bilapeças também tem uma forte componente de vendas no material de colisão, embora não faça stock. Recorrendo sobretudo a grossistas nacionais, numa lógica mais tradicional de distribuição, a Bilapeças deu contudo um passo importante através da adesão ao conceito N!Shop Autoparts, dinamizado através da Krautli Portugal.

“O programa de consulta de peças, que podemos implementar nas oficinas, vai trazer muitas vantagens para a nossa operação. Se as oficinas tiverem o nosso programa irão sempre primeiro consultar a Bilapeças”, assume André Pereira que considera que “poderemos incrementar um pouco mais o volume de vendas através deste programa. Alguns clientes já estão preparados para trabalhar com estas plataformas, mas qualquer nova oficina já pede isso”.

Embora ainda estando numa fase inicial do projeto, um dos objetivos da Bilapeças é poder angariar oficinas para integrarem o conceito Nexus Auto ou o Professional Plus. “Notamos que as oficinas estão cada vez mais a procurar este tipo de conceitos, pois sabem que têm outro tipo de apoio técnico sempre que ele é necessário”, argumenta Mário Rodrigues, que diz que são conceitos que permitem que as oficinas se preparem para a constante transformação técnica que se está a verificar no setor automóvel.

O objetivo dos responsáveis da empresa de Vila Real, que gostavam de mudar para umas instalações maiores, é poder desenvolver mais o seu negócio “daí a aposta em integrarmos um conceito como este da N!Shop Autoparts, já que temos boas expetativas quanto ao  desenvolvimento em termos regionais”, conclui André Pereira.

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 90, de março de 2023. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE