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Blue Chem: Soluções à medida

30 Dezembro, 2019
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A Blue Chem oferece soluções de abastecimento de AdBlue à medida de cada cliente e distribui os seus produtos em qualquer ponto do país.

A Blue Chem, S.A. é pertença de uma holding familiar de cariz supranacional e é atualmente uma referência na produção e comercialização de AdBlue em Portugal e Espanha, assim como de água desmineralizada e equipamentos para AdBlue, estendendo o fornecimento a França, Itália e Norte de África. “Estamos presentes nos mercados de ligeiros e pesados, pois produzimos para alguns dos principais construtores automóveis europeus, e fornecemos grande parte das marcas de camiões a operar em Portugal e Espanha. Além disso, a Blue Chem tem também presença nos equipamentos pesados”, explica Rui Queiroz, Sales Manager da empresa.

REVENDEDORES AUTORIZADOS
Existe, atualmente, uma rede de cariz local, distrital, nacional e internacional de distribuidores que oferecem o produto Blue Chem ao cliente final, quer se trate de um profissional ou de um cliente particular. Rui Queiroz dá o exemplo das grandes superfícies, as casas de peças auto especializadas, as gasolineiras e as empresas que comercializam lubrificantes. Para as entregas, a empresa conta com uma frota própria em ambas as tipologias de produto – a granel e embalado – e dispõe também de parceiros que se dedicam, em exclusivo, ao transporte dos produtos e equipamentos Blue Chem nos vários países onde a empresa opera, “quer para produto embalado quer a granel e que complementam a nossa oferta de serviço”.

Para se diferenciar dos restantes operadores que têm surgido neste setor, a Blue Chem foca-se na proximidade aos mercados onde opera. “Mantemos unidades fabris estrategicamente colocadas, permitindo poupanças na área da distribuição, que é, hoje em dia, um fator crucial para o sucesso de qualquer negócio e organização. Além disso, a empresa materializa uma logística célere e eficiente, que permite uma resposta adequada à solicitação do nosso cliente, onde quer que se encontre”. Por último, Rui Queiroz indica a flexibilidade estrutural da produção, “que permite acompanhar qualquer tipologia de solicitação, seja institucional, internacional ou local”.

EMBALAGENS
Em relação à evolução do negócio da venda de embalagens de 20 e 30 litros para o retalho, Rui Queiroz indica que a comercialização de embalagens de pequena dimensão tem evoluído no sentido da generalização da embalagem de 10 litros, que tem tido crescimentos significativos. Este aumento tem sido acompanhado, em menor escala, pelas embalagens de 20 litros, “que têm um cliente tipo diferente, mais recetivo a embalagens de grande volume para revenda”. As embalagens de pequena dimensão têm tido, segundo o responsável, um ritmo de crescimento relativamente alto quando comparado com outros formatos, “na medida em que cada vez mais viaturas automóveis ligeiras estão a consumir AdBlue para redução das emissões poluentes, cumprindo assim as normas antipoluição EuroIV, V, VI e nesta última, as sub-normas a), b), c) e, a vigorar a partir de 1 de setembro próximo, a Euro VI d)”.

Num futuro próximo, a Blue Chem tem alguns projetos de relevo em curso, no sentido de alargar o leque de produtos trabalhados e continuar a dar uma resposta célere aos seus clientes.

Produtos e serviços Blue Chem

>> Entregas embaladas
Embalagens desenvolvidas para o acondicionamento de AdBlue. Sistema de fecho dos jerrycans de 10 e 20 litros com uma solução anti-derrame, para eliminar as possibilidades de contacto com matérias contaminantes.
>> Entregas a granel
Solução para as necessidades de abastecimento a granel; viaturas de diferentes capacidades, equipadas com meios técnicos adequados, para que os abastecimentos se façam de acordo com as normas de segurança e sustentabilidade ambiental.
>> Reservatórios
Várias soluções de armazenagem em reservatório dedicado, com capacidades a partir dos 5 m3. Certos reservatórios podem ser equipados com telemetria e sistema homologado para venda ao público com impressão de recibo.
>> Bombas
Bombas para abastecimento de AdBlue com características variadas e acessórios adaptados às especificidades de cada cliente.

Fraude
ADBLUE

Qual a sua opinião relativamente ao facto de haver oficinas a anular o efeito do Adblue?
Creio tratar-se de um fenómeno em declínio, já que o aluguer de camiões às marcas construtoras tem tido um crescimento enorme, representando, atualmente, uma fatia muito relevante das novas matrículas, o que inviabiliza as alterações de software de gestão das viaturas, e porque, atualmente, os riscos em que incorrem os infratores são enormes, em primeiro lugar pela fiscalização crescente que se tem verificado pelas várias entidades com responsabilidade na matéria, em segundo lugar pela propensão a avarias muito onerosas que advém dessa mesma anulação e, em terceiro, lugar pelos custos que essa mesma operação acarreta.

Quais as consequências e efeitos deste procedimento?
É importante frisar que essa anulação é uma operação que materializa, quer para quem a efetua, quer para quem a ordena, um delito fiscal e ambiental, sendo sancionado com bastante rigor e “mão pesada” pelas entidades responsáveis pelo tema, quer a nível nacional, quer internacional.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 17, de agosto/setembro de 2018. Consulte aqui a edição.

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