Ver todas

Back

NGK prepara o futuro com ajuda dos “International Venture Labs”

30 Dezembro, 2019
942 Visualizações

Na sua constantemente procura de novas oportunidades, a NGK Spark Plug introduziu um novo conceito de “inovação aberta”, um novo pensamento que irá garantir o futuro negócio da empresa em novas direções focadas no meio ambiente.

No ano passado, em três continentes, os especialistas da NGK reuniram-se com potenciais parceiros de negócios para discutir os avanços tecnológicos numa variedade de indústrias, do automóvel e da medicina até ao meio ambiente e energia, através da experiência Venture Labs, em diferentes localizações.

De acordo com Damien Germès, presidente regional da EMEA, presidente e diretor executivo da NGK Spark Plug Europa e diretor corporativo, é uma iniciativa global destinada para tornar-se uma das origens fundamentais da futura expansão da empresa. “Ao estabelecer estes Venture Labs estamos abrindo novos horizontes em novos mercados onde podemos fazer uma valiosa contribuição”, afirma. “A indústria automóvel atualmente está passando por uma mudança disruptiva, impulsionada pela globalização, eletrificação, digitalização, concorrência e regulamentos ambientais. Queremos, portanto, contribuir para uma sociedade sustentável através da criação de novas empresas em sectores com potencial de crescimento futuro, como veículos de próxima geração, cuidados médicos e energia ambiental. Os nossos Venture Labs estão nos ajudando a alcançar esse objetivo”.

Para complementar isto, a missão dos Venture Labs é apresentar e aplicar melhorias concretas do sistema comercial para a NGK em todo o mundo, além de reduzir os riscos relacionados com o desenvolvimento de produtos e encurtar o tempo de colocação no mercado.

Novo pensamento

Envolver outras empresas estabelecidas, bem como novas empresas e partes interessadas na troca de ideias e a pesquisa é chave para o conceito.

Craig Tibbetts, Vice Presidente de Venture Labs e responsável da NGK refere “o Venture Labs, em Silicon Vally é muito mais do que um lugar físico”. “Também é uma organização dentro da NGK, com a missão de desenvolver novos pilares comerciais através da colaboração e parceria. Nós, como grupo, estamos dedicados a este esforço a tempo inteiro, atuando como uma ponte entre as novas empresas e nossa empresa”.

O Venture Labs de Paris, inaugurado em maio, desempenha um papel importante no desenvolvimento comercial da NGK em toda a região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA). Como revela Damien Germès: “Paris tem um novo ecossistema empresarial extremamente positivo e enérgico. Já estamos a explorar uma série de potenciais iniciativas que podem criar oportunidades adicionais e um crescimento rápido. Vários centros tecnológicos europeus na França, Alemanha, Reino Unido, países nórdicos, bem como na Europa Oriental, estão a apenas algumas horas de avião ou comboio. Paris também tem bom acesso a Israel, onde estão se estabelecendo muitas empresas de capital de risco de tecnologia ultra-avançada”.

As localizações regionais de grande alcance de cada Venture Labs, diz Germès, foram cuidadosamente selecionadas também. “Frequentemente, perdem a sua flexibilidade mental as empresas estabelecidas há muito tempo, bloqueando as novas ideias. Queriamos deixar entrar ar fresco de diferentes regiões e perspetivas geográficas para achar as melhores soluções originais”.

Como resultado, a empresa procurou áreas com um ecossistema empresarial bem desenvolvido conhecido por fomentar novas empresas de capital de risco, “aceleradores” que se concentram em escalar empresas existentes e “incubadoras” que promovem a inovação para o crescimento.

“Por isso nos instalamos em Silicon Valley, Paris e Tóquio”, afirma Damien Germès. “Estão cheios de empresas pioneiras e universidades avançadas que atraem talento e criatividade de todo o mundo. O conceito Venture Labs tem outra vantagem surpreendente: desenvolve-se bem com velocidade”.

“A inovação é muitas vezes percebida como um processo lento. Mas as ideias propostas em nossos Venture Labs podem ser rápidas, momentos brilhantes. Porque estamos complementando nossas próprias tecnologias e habilidades com recursos externos, podemos criar novos negócios de investimento rapidamente. Se um projeto parece interessante, poderemos tomar medidas no mesmo dia!” diz Germès.

Embora ainda seja cedo para os resultados dos Venture Labs, a NGK já tem um longo histórico para aplicar a sua experiência principal em novos campos. Por exemplo, a empresa desenvolve pilhas de combustível de óxido sólido (SOFC), um sistema promissor e sustentável de geração de energia alternativa, e em 2019 anunciou uma inovadora empresa conjunta com outros especialistas para conseguir uma comercialização bem sucedida de SOFC.

PALAVRAS-CHAVE