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Grupo BMW testa serviço logístico com óleo vegetal hidrotratado

A BMW está a testar o serviço de transporte de componentes com camiões que utilizam óleo vegetal hidrotratado.

Entre a fábrica da BMW Munique e Landau an der Isar, a cerca de 120 km a nordeste, quatro camiões podem ser vistos a circular várias vezes ao dia. São operados pelo fornecedor logístico Guggemos, com a insígnia “Ich tanke HVO100, um CO2 -Emissionen zu senken” (“I tank with HVO100 to save CO2 emissions”), mostrando a sua característica ecológicas.

Estes camiões realizam o transporte dos componentes da marca, e funcionam com diesel renovável HVO100 desde dezembro de 2022. Tudo isto faz parte de um programa piloto de um ano para testar o novo combustível. Em março de 2023, a frota de ensaio do HVO100 foi alargada para incluir mais seis camiões, desta vez pertencentes à DB Schenker. Os camiões deslocam-se entre o Centro de Abastecimento do Grupo BMW em Eching, a norte de Munique, para entregar peças de armazém à fábrica na cidade para produção.

HVO significa ‘óleo vegetal hidrotratado’, e o ‘100’ em nome do combustível confirma que os veículos convencionais a diesel podem abastecer 100% com o combustível puro renovável. HVO100 é feito a partir de vários produtos residuais, resíduos e matérias-primas renováveis, incluindo óleo de cozinha usado. Em comparação com o gasóleo fóssil, produz até 90 por cento menos CO2 do poço à roda. Em média, o consumo de combustível é cerca de 3% maior com HVO100, mas os dez camiões actualmente a pilotar o combustível – também conhecido como “Neste MY Renewable Diesel”, fabricado pelo grupo finlandês Neste – para o Grupo BMW deverão emitir até 800 toneladas de CO2 a menos por ano do que emitiriam com o diesel convencional.

O projecto-piloto progressivo HVO100 é o próximo passo na implementação consistente da Estratégia Logística de Transporte Verde do Grupo BMW – uma parte integrante do iFACTORY da BMW. Michael Nikolaides, Chefe da Rede de Produção e Logística do BMW Group, está convencido: “Cada grama de CO2 que podemos poupar ajuda”. Um defensor de manter uma mente aberta a todas as tecnologias, acrescentou: “Continuamos a reduzir a pegada de carbono das nossas cadeias de transporte e de abastecimento através de uma variedade de medidas”. O Grupo BMW já utiliza camiões eléctricos e a gás em vários locais, e no Centro de Competência em Hidrogénio em Leipzig, os transportadores de chão são alimentados com hidrogénio para operações diárias.

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