Com o objetivo de ampliar a sua posição de liderança no mercado de sistemas eletrónicos com uso intensivo de software nos veículos a Bosch criou uma nova divisão, Cross-Domain Computing Solutions.
Em 2021, tanto os clientes que já fazem parte da carteira da Bosch, assim como os novos receberão sistemas eletrónicos e o software necessário de uma única fonte. Para a nova divisão, o objetivo será reduzir a complexidade através de soluções eletrónicas e de software integradas. Além disso, aquilo que se pretende será obter novas funções para a circulação dos veículos em estrada de forma mais rápida. Para isso, a Bosch juntou nesta nova unidade engenheiros de software, elétricos e eletrónicos das áreas de assistência ao condutor, condução autónoma, multimédia veicular, transmissão e eletrónica da carroçaria.
Portugal
No caso de Portugal e mais especificamente da Bosch Car Multimedia, mais de 400 engenheiros dos centros de I&D em Braga passam a fazer parte da nova divisão denominada XC, continuando a dar o seu contributo para a criação de soluções de mobilidade inteligente, autónoma e conectada.
Enquanto um carro com dez anos incluiu cerca de 10 milhões de linhas de código de software, os veículos autónomos incluirão entre 300 e 500 milhões de linhas de código. “O software desempenhará um papel crucial na determinação dos recursos e conforto de um veículo no futuro. Isto ajudará a tornar os carros cada vez mais inteligentes e fornecerá aos condutores um benefício tangível”, adianta Harald Kroeger, membro do conselho de administração da Bosch.
Futuro
Além do desenvolvimento de software multidisciplinar, a Bosch dedica parte do seu esforço à arquitetura E / E (elétrica / eletrónica) dos veículos projetados para o futuro. É nessa medida que esta divisão será responsável pelo desenvolvimento de computadores, unidades de controlo e sensores de veículos. A interação de todos estes componentes será crucial no futuro. “A principal tarefa das soluções de computação multidisciplinar será tornar controlável a complexidade dos sistemas eletrónicos. Além disso, os sistemas terão que ser o mais fiáveis possível”, afirma Kroeger.
A este respeito, a Bosch concentra-se, em particular, em computadores veiculares potentes como base técnica para a digitalização de veículos modernos. Com cada vez mais funções em todas as partes do veículo, estes computadores combinam as tarefas de unidades de controlo individuais.
Com as soluções de computação multidisciplinares, a Bosch poderá oferecer aos seus clientes eletrónica e software para veículos a partir de uma única fonte. Em 2021, toda a divisão Car Multimedia e partes das divisões Powertrain Solutions, Chassis Systems Control e Automotive Electronics que desenvolvem sistemas eletrónicos em vários domínios com uso intensivo de software serão reunidas nesta nova unidade, que empregará cerca de 17.000 colaboradores em mais de 40 localizações de mais de 20 países.