A Bosch e a CARIAD intensificaram a sua cooperação no projeto Automated Driving Alliance: estes parceiros continuam a desenvolver software para condução assistida e automatizada de Nível 2 e 3 com recurso total à inteligência artificial.
Para tal, estão a expandir as abordagens existentes, incorporando métodos de IA de última geração. O objetivo é criar sistemas de assistência ao condutor mais potentes e inteligentes, que atuem de forma tão natural quanto um condutor humano – elevando a experiência de condução a um novo patamar e tornando-a ainda mais segura. O software cobre todas as tarefas cognitivas essenciais: perceção, interpretação, tomada de decisão e ação.
A ampliação do uso de IA moderna aproxima a Automated Driving Alliance do seu grande objetivo: disponibilizar a condução automatizada a milhões de condutores particulares, desde o mercado de grande volume ao segmento premium. A meta é que as novas funções permitam aos condutores retirar as mãos do volante em várias situações de condução. As primeiras versões já foram implementadas em frotas de teste e estão a ser treinadas e desenvolvidas diariamente com grandes quantidades de dados. Um software pronto para aplicação em projetos de produção estará disponível a partir de meados de 2026.
O Grupo Volkswagen planeia integrar as funções de condução automatizada da Bosch e da CARIAD na sua nova arquitetura para veículos definidos por software. Abrangendo desde funções de condução individuais até todo o ecossistema de software, a Bosch também disponibilizará esta solução escalável a outros fabricantes em todo o mundo, promovendo ativamente a condução automatizada em larga escala. A equipa de projeto das duas empresas demonstra, assim, que uma parceria dedicada, excelência tecnológica e um foco claro nos objetivos conduzem a soluções inovadoras europeias.
Peter Bosch, CEO da CARIAD, afirma: “Estamos a demonstrar que a indústria automóvel alemã domina as principais tecnologias de inteligência artificial e condução automatizada. Com a experiência dos nossos engenheiros e programadores, estamos a garantir uma parte essencial da soberania digital da Europa. O nosso objetivo na Aliança é tornar a conveniência e a segurança dos sistemas de condução automatizada acessíveis ao maior número possível de pessoas, para que possam ganhar tempo valioso enquanto estão no automóvel.”
Mathias Pillin, CTO da Bosch Mobility, acrescenta: “Para colocar os sistemas de condução automatizada nas estradas de forma fiável e em larga escala, dados e IA são fundamentais. Só podemos enfrentar este desafio se trabalharmos como parceiros iguais e abandonarmos mentalidades enraizadas. Com a CARIAD, na Automated Driving Alliance, estamos a mostrar como isso é possível.”
Uso de IA em todos os componentes tecnológicos
A Automated Driving Alliance utiliza IA desde o início da parceria – por exemplo, na perceção para funções como o reconhecimento de objetos. Agora, a IA é aplicada em toda a cadeia tecnológica de software: desde o reconhecimento de objetos e a fusão de sensores (como câmaras e radares), até à tomada de decisão e ao controlo automatizado e seguro da cadeia cinemática, direção e travões. No futuro, as funções de condução automatizada serão baseadas numa arquitetura de IA ponta a ponta, em que todos os módulos se tornarão ainda mais potentes e inteligentes graças ao uso da IA.
No centro destes desenvolvimentos está a utilização de tecnologia de ponta, semelhante à usada em aplicações de IA generativa. Tal como os modelos de linguagem compreendem relações semânticas complexas, a nova pilha de IA da Automated Driving Alliance pode analisar cenários de tráfego urbano e antecipar o comportamento atual e potencial dos utilizadores da via a partir de diferentes modalidades sensoriais. Bosch e CARIAD estão a desenvolver estes avanços no âmbito de um ambiente de engenharia moderno e de uma estratégia de hardware abrangente, garantindo implementação escalável e preparada para o futuro em todas as classes de veículos.
O desenvolvimento ponta a ponta de todos os elementos tecnológicos, com código-fonte e propriedade intelectual próprios, é a base da parceria. Isto permite controlo técnico total sobre o código-fonte, com normas claras para proteção de dados, segurança, segurança rodoviária e transparência, bem como a capacidade de gerar inovações de forma rápida e flexível através da otimização do código, entregando-as depois aos clientes. Os programadores concebem a arquitetura de forma a que as decisões e ações da IA permaneçam seguras, rastreáveis e explicáveis.
O software também abre caminho para a possível integração de abordagens multimodais de IA que ligam informação visual e linguística. Conhecidas como abordagens vision-language-action (VLA), podem imitar o raciocínio lógico e as ações humanas. Este passo permitiria um treino mais eficiente e uma compreensão mais profunda de situações de trânsito complexas. Por exemplo, as VLAs podem ajudar a detetar riscos ocultos durante a condução e facilitar a resposta adequada.
Grande frota de testes para treino diário dos sistemas de condução
A pilha de IA tornará a condução automatizada de Nível 2 e Nível 3 ainda mais robusta. Até ao início da produção, o desempenho será melhorado continuamente através da recolha constante de enormes quantidades de dados, maximizando a segurança e fiabilidade do sistema. Uma frota abrangente de teste e validação em vias públicas é essencial para este processo. As equipas da CARIAD e da Bosch trabalham em conjunto a nível global, testando as funções de condução em estradas da Europa, Japão e EUA – reforçando o seu plano ambicioso de criar um software de condução automatizada utilizável em vários mercados mundiais. O desenvolvimento é orientado por dados, o que significa que o software pode ser carregado nos veículos de teste várias vezes por dia com novas atualizações e otimizações do código-fonte.
A tecnologia já está a ser usada em veículos de teste como o ID.Buzz e o Audi Q8. Só este ano, centenas de veículos adicionais serão equipados com um conjunto completo de sensores para recolha de dados de alta qualidade. Esses dados ajudam os programadores a otimizar ainda mais a pilha de IA e a analisar situações raras e complexas, conhecidas como corner cases. Graças ao desenvolvimento de uma solução de software ponta a ponta, apoiada por IA, a condução assistida e automatizada tornar-se-á ainda mais segura e conveniente para o consumidor.









