Na sequência do dossier de baterias publicado na edição de novembro da Revista PÓS-VENDA (leia a edição neste link), publicamos as respostas de todas as empresas. Para ler todas as respostas clique neste link.
Pela Bosch, as respostas são de Elena Vega, responsável de produto da empresa.
– Que análise faz do atual estado do mercado das baterias em Portugal?
O mercado das baterias tem-se mostrado bastante relevante na manutenção dos veículos. Apesar do seu notório desenvolvimento, notamos que ainda existem fatores que condicionam a sua reposição, como as condições meteorológicas e a idade do parque automóvel em Portugal.
– Qual o peso que as baterias para veículos com start&stop já tem no nosso mercado e na vossa empresa?
O peso é crescente. Este tipo de equipamento já começa a ser comercializado no mercado do Aftermarket para suprir algumas falhas das baterias de origem. Notamos que, cada vez mais automóveis estão a ser equipados com este tipo de baterias e, sendo a Bosch uma empresa cujo foco também está na mobilidade do futuro e na tecnologia automóvel, há que responder a estas necessidades de mercado.
– Quais os desafios hoje para uma bateria devido à maior exigência de energia dos automóveis?
Os desafios são muitos. As baterias têm de ser cada vez mais potentes e eficientes. Atualmente, as necessidades de energia de um automóvel são significativamente maiores do que há 10 anos atrás. Os veículos estão equipados com cada vez mais componentes eletrónicos como: GPS, climatização, sensores; painéis de instrumentação; entre outros, que requerem mais energia das próprias baterias. Os esforços das empresas devem estar focados em garantir a sua durabilidade, desempenho e poupança sustentável.
– As baterias para carros híbridos e elétricos vão trazer novidades importantes? Quais as diferenças nessas baterias? Que novidades vamos ver nas baterias nos próximos anos?
Os carros híbridos e elétricos vão trazer novidades muito importantes para as baterias. Este tipo de componentes é completamente diferentes na tecnologia utilizada. Os carros convencionais têm baterias de chumbo-ácido, os micro híbridos (start/Stop) têm baterias com tecnologia AGM (absorbent glass mat) ou EFB( Enhanced flooded batteries) para resistir aos múltiplos arranques e paragens, e por ultimo, os veículos híbridos e elétricos precisam de baterias de níquel metal e ião lítio.
– Quais os desafios e problemas que o inverno traz para as baterias?
No inverno, as baixas temperaturas afetam diretamente a função de arranque das baterias.
– Quais os principais erros cometidos pelas oficinas no que diz respeito às baterias e como poderiam ter mais rentabilidade com elas?
Existem cuidados específicos que as oficinas devem ter quando se trata de baterias para veículos start/stop. É necessário haver um registo de dados da nova bateria na centralina (CPU) do veículo, por exemplo. Por outro lado, existem novos sistemas de reciclagem de baterias aos quais as oficinas deveriam aderir, de forma a garantir maior rentabilidade.
– Quais as marcas de baterias que a vossa empresa comercializa?
Comercializamos as marcas de baterias Bosch, APS, Femsa e Optima.
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